Todos sabemos que existem inúmeras vantagens no que respeita a controlo musical dos set's quando comparamos o Digital Djing com o Djing Convencional. Os nossos colegas do Digital Dj Tips, publicaram uma matéria super interessante que explora alguns dos segredos usados pelos Digital DJ's e não pudemos de deixar de analisar a matéria e partilhar com os nossos leitores, acrescentando alguns dados que nos parecem importantes.
O Digital Djing transformou o acesso caro e elitista do Djing regular (em termos de setup) em algo mais simples e acessível às massas. Agora basta um notebook e uma cópia gratuita do Virtual Dj Home para que possamos explorar o Djing nos nossos quartos (Os chamados "bedroom dj's), em festas com os amigos e até mesmo nos Gig's "reais".
No entanto, enquanto as novas ferramentas do Digital Djing oferecem aos fãs de música a possibilidade para fazer bons sets e criar diversão (quando em circunstâncias normais eles não teriam alguma vez experimentado), elas também podem ser consideradas um desastre na cabine se usadas pela pessoa errada.
Por isso iremos aqui apresentar 7 funções fantásticas no Digital Djing que podem ser usadas de forma extremamente positiva...ou francamente negativa!
1 - SYNC
É verdade, o tão polémico botão "Sync"... Quando o usamos, os dois decks automaticamente ficam sincronizados com o mesmo BPM, ajustando igualmente a grelha musical de forma inteligente, permitindo assim que possamos usar o crossfader sem medos porque tudo fica "alinhado" corretamente. Alguns são da opinião que esta função eliminou o verdadeiro talento dos DJ's, outros dizem que se um computador consegue fazê-lo instantaneamente, o talento nunca foi algo importante nesta função. Mas então em que ficamos?
Bem a verdade é que apesar do SYNC ser um dos segredos do Digital Djing, quase todos já recorreram a essa função para sincronizar os BPM's ou então usam integralmente a sincronização do início ao fim dos sets.
Se o seu software calcular mal o BPM, o seu set ficará horrível, e o pior de tudo é que mesmo que você tenha aprendido a fazer o Beatmatch manualmente, não conseguirá fazer nada neste momento!
2 - LOOPING
Esta função apareceu juntamente com os CDJ's, no entanto com o Digital tornou-se ridiculamente fácil de usar. Basta usar o Auto-Loop ou função semelhante e o seu software oferece um loop perfeito de uma parte da música em um dos tamanhos pré programados (1 barra, 8 barras, 1 batida, etc.). Os loops permitem ao DJ não apenas usar os decks múltiplos ou os decks de samples como também permite ganhar tempo enquanto procuramos a próxima música ou preparamos uma entrada explosiva. É uma função usada pela maioria dos DJ's.
A música eletrônica é baseada em loops na sua raíz, por isso, esta função é poderosa para qualquer DJ com algum conhecimento de estrutura musical, representando assim uma forma de tornar os set's mais ricos e estruturados.
Nem todos os DJ's têm conhecimentos da estrutura musical! Isto pode significar que o uso dos loops pode ser desastroso além de aborrecido, uma vez que os "novatos" tendem a fazer um loop sem fim no final das músicas enquanto preparam a nova música que irá entrar. Muitas vezes, o processo demora mais de 2 minutos o que significa que ficamos todo esse tempo ouvindo uma repetição.
3 - WAVEFORMS
As Waveforms são uma representação gráfica da sua música. Por vezes elas são coloridas e separadas por frequências (agudos, médios e graves), aparecem isoladas em cada deck ou paralelas para que você consiga controlar as duas músicas tocando lado a lado. A presença das Waveforms em todos os softwares de Digital Djing mostra a sua importância e utilidade.
Temos um feedback instantâneo das músicas: o que vem a seguir, onde estão as batidas e mesmo onde tem mais melodia. Permite "navegar" pela música mesmo sem usar os fones de DJ. Uma excelente forma de controlar a duração das músicas sem olhar para o contador de tempo.
Esta função causa uma certa "preguiça" aos DJ's que se aventuram ao tocar músicas que nunca ouviram detalhadamente, simplesmente porque confiam na interpretação das waveforms. Se por um lado existem profissionais que os conseguem fazer, a verdade é que ficam tão presos ao notebook e à tela que parece mais que estão vendo a sua caixa de e-mail!
4 - DOWNLOADS INSTANTÂNEOS
O DJ nem precisa levar toda a sua coleção musical para um show... Alguém pede para você tocar uma música que você não tem? Basta comprar online e arrastar diretamente para um dos seus decks e está pronto para continuar seu set. Alguns softwares de DJ como o Virtual DJ já possuem integrado uma fonte musical online diretamente no software onde basta pesquisar e tocar diretamente da fonte online!
Pode representar a sua salvação, se você esqueceu sua playlist ou biblioteca em casa. Ajuda também caso você receba um pedido especial e não tenha a música.
O fato de ter de usar um aplicativo extra no seu note, aumenta o risco do programa de DJ ter um "crash". Você não tem a chance de ouvir e analisar corretamente toda a música e muito provavelmente pode tocar uma versão que não é adequada ao seu set. "O DJ não é uma Jukebox"!
5 - BUSCA INSTANTÂNEA
A busca pela biblioteca é simples e rápida desde que o DJ organize as suas músicas e pastas. Mesmo assim, no meio de uma biblioteca confusa, a função de busca permite encontrar rapidamente a música que procuramos sem esforço. Essa é uma das razões porque vemos os DJ's usar o teclado do notebook, basta começar a digitar que de imediato aparecem as correspondências na tela. Uma dor de cabeça a menos porque já não precisamos perder muito tempo olhando todos os nossos cd's ou vinis.
Permite em um segundo encontrar a música que procuramos e voltar ao mais importante rapidamente: o nosso set! Já não é necessário andar no escuro a procurar na nossa caixa de cd's ou case de vinil.
Encoraja os DJ's a não preparar previamente os seus set's (playlist), provocando que ele passe imenso tempo olhando para a tela em busca da música perfeita para tocar. Pode originar o uso excessivo dos loops.
6 - AUTOPLAY
Outra função polémica: basta você criar uma playlist e ativar o "autoplay"! O software mistura as músicas por você! Isso elimina a necessidade de sequer você estar presente e o computador faz todo o trabalho. A maioria dos DJ's profissionais nunca ousa pensar em usar esta função, enquanto muito "mobile DJ's" usam este recurso em certas circunstâncias.
Ajuda quando a boate ou evento ainda estão vazios, ou então se você toca em casamentos por exemplo ajuda para que você possa comer enquanto toca algo ambiente. Também é útil quando você está com os amigos em casa e pretende apenas ter um sonzinho de acompanhamento.
Isto não é Discotecar! Além disso os set's criados pela função "automix" são horríveis. Se você acha que eles são bons, deve então ouvir bons sets de bons DJ's de imediato"
7 - KEYLOCK
Aperte o botão de Keylock e as suas músicas ficarão sempre na mesma "key" mesmo de você alterar o pitch. Dessa forma você pode tocar músicas que vão sempre soar perfeitas, independentemente de subir ou descer drasticamente o pitch. E mais se você usar o recurso do tom (Key) poderá criar set's super harmônicos. Alguns DJ's ignoram o Keylock enquanto outros não passam sem ele...
Permite alterações consideráveis no "tempo" superiores a sistemas analógicos, deixando espaço para set's mais aventureiros. Além disso permite discoteca por key (tom) sem ter que fazer cálculos aritméticos como nos Cd's ou Vinil.
Os DJ's que não ouvem os resultados desta função podem provocar uma perda na qualidade do áudio porque esta obriga a que o algoritmo do software trabalhe bem mais pesado, especialmente se mudarmos bastante o pitch original. Usar esta função permanentemente acima de tudo pode causar lentidão e travamento no programa.
OPINIÃO CULTURA DE DJ
Apesar de muitos destes "truques" representarem em antemão um dos motivos pelos quais alguns DJ's "old school" ainda oferecem resistência em mudar para digital, a verdade é que todas estas funções permitem aos profissionais uma enorme flexibilidade, permitindo também a dedicação a outras técnicas que tornam os set's mais ricos e criativos. Claro que é óbvio que o uso errado de todas as funções pode levar ao total desastre em um show. No entanto, como em todas as áreas a prática é o melhor AMIGO, se todas estas funções forem controladas com conhecimento, assistimos a um aumento da criatividade nos set's e a um maior "atrevimento" artístico por parte dos DJ's que dessa forma oferecem uma melhor experiência ao público!
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