CULTURA DE DJ - O Blog Magazine de Digital Djing

Notícias, Lançamentos, Reviews, Tutoriais, Entrevistas e Opiniões. Tudo sobre Controladores Midi, Software e Acessórios para Djs.

REVIEW: Numark NPM5

Posted by LUIS ALVES On 12:34 AM

Numark NPM5

NUMARK NPM5
Quando olhamos pela primeira vez os monitores NPM5 da Numark, ficamos com a sensação de que no mínimo não seriam apenas uns simples monitores de estúdio para DJ's. Mas, como muitas vezes as aparências enganam foi necessário usar o produto para comprovar a sua qualidade.

TAMANHO
O tamanho destas caixas acústicas (1 ativa + 1 passiva) é maior do que o esperado. Elas têm 30 cm de altura, 20 cm de largura e 18 cm de profundidade. O seu peso é também é considerável (8 Kgs o par), o que indica que são robustas e não apenas uma caixas acústicas com aparência robusta mas componentes frágeis. Se por um lado o tamanho é importante pela questão acústica, em certos escritórios ou quartos convertidos em estúdio ele pode atrapalhar na gestão de espaço. No entanto, a primeira coisa que veio à cabeça foi que elas poderão ser ideais também como monitores de cabine em pequenos bares ou eventos.

Numark NPM5
SETUP
A montagem destas caixas não poderia ser mais simples. As caixas são ligadas entre si por fio de caixa de som comum (pontas sem plugue) e a ligação ao controlador ou placa de som é feita por RCA. É necessário no entanto ter em atenção que no Brasil elas são vendidas com 115V sendo necessário em alguns estados a recorrer a um conversor, estabilizador ou no-break com essa saída de voltagem. Em Portugal os monitores são vendidos em 220V segundo o fabricante.

Numark NPM5
OS MONITORES
Olhando os monitores percebemos que são de 2 vias e compostos por um woofer de 5" e um twitter de 1". A amplificação é de 20 Watts (RMS) que neste caso (Estúdio) é suficiente. Eles contam com um led azul indicador na caixa ativa, para facilmente identificarmos se estão em uso. O amplificador embutido conta com controlo de volume (gain) e equalização para graves (Bass) e agudos (Treble). Depois de ligarmos os cabos RCA ao nosso controlador em uso (Neste caso um Numark NS7) iniciamos nossos testes.

QUALIDADE DE SOM
Estes monitores, apesar de serem fabricados em  PVC possuem um som robusto, profundo e bastante cristalino. O nível de volume no nosso controlador e das caixas ficou posicionado para 3/4 sendo esse o nível máximo possível sem distorção. O controlo dos graves ficou na posição central e os agudos na posição máxima. Dessa forma foi possível obter um som extremamente rico e que foi satisfatório mesmo em freqüências musicais agressivas. Os estilos musicais onde sem dúvida foi possível tirar mais partido dos monitores foram Deep House, Lounge, Downtempo, Electro House, Progressive e Minimal/Tech House. Os restantes estilos, pelas suas freqüências sonoras foram apenas regulares. É importante referir que para se obter máximo retorno sonoro será necessário posicionar os monitores a um nível de altura próximo do ouvido, e para maior profundidade de som aconselho a colocar entre paredes ou mobiliário com ângulos de 90º entre si (cantos). No caso do uso como monitores de cabine em pequenos eventos (mesmo que tenham sido criados com o propósito de estúdio), o ideal é usar uma base de elevação para atingir o nível desejado.

CONCLUSÃO
De fato, não era esperado que estes monitores pelas suas características fossem um produto que seria sugerido pelo CULTURA DE DJ. No entanto, depois dos nossos testes poderemos afirmar que eles são uma solução econômica, prática e profissional para os estúdios dos DJ's. Em pouco tempo eles se tornaram ponto essencial no nosso setup, mostrando que a Numark está totalmente interessada em oferecer experiências ricas e positivas aos clientes através dos seus produtos de qualidade. Se você procura um produto de qualidade, de excelente relação custo/benefício e precisa de um som bem definido e profundo, bem...estes são os seus novos companheiros de estúdio!

PREÇOS
Portugal - a partir de 100€
Brasil - a partir de R$500

AGRADECIMENTO
Deixe a sua opinião acerca deste artigo


Categories: , ,




SUBSCREVA O NOSSO FEED POR E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES:






CULTURA DE DJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...