CULTURA DE DJ - O Blog Magazine de Digital Djing

Notícias, Lançamentos, Reviews, Tutoriais, Entrevistas e Opiniões. Tudo sobre Controladores Midi, Software e Acessórios para Djs.

Traktor DJ

USANDO O TRAKTOR DJ COM UM MIXER EXTERNO
Há alguns dias fomos abordados pelo leitor do Cultura de Dj DJ Jefferson Celestino (Brasil) que nos questionou sobre a possibilidade de utilizar o aplicativo da Native Instruments Traktor Dj (iPhone e iPad) com um mixer externo. Para todos os usuários com a mesma dúvida seguem aqui as instruções de como configurar o programa e quais os acessórios necessários. Convém informar que esta funcionalidade está funcionando de forma completa a partir da versão 1.1.0, caso não possua a versão atualize o aplicativo antes de prosseguir. O que esta função lhe permite é usar uma saída como master enquanto lhe habilita a pré escuta do app.

O QUE IREMOS PRECISAR - OPÇÃO 1
Para podermos fazer a conexão de forma completa iremos precisar antes de mais de 2 cabos:

Traktor Dj

1 Cabo Duplicador P2
Este cabo será conectado como conector "macho" no iPad ou iPhone na saída de áudio, enquanto deixamos na outra extremidade os dois conectores "fêmea".

Traktor Dj

1 Cabo P2 - RCA
Este cabo será conectado a uma das saídas fêmea do cabo duplicador. Posteriormente a extremidade RCA deverá ser ligada a um dos canais do mixer.

O QUE IREMOS PRECISAR - OPÇÃO 2 
Esta é talvez a opção mais cara e que muitos vão evitar. Para este tipo de conexão iremos precisar do kit de ligação de câmera oficial da Apple e dos interfaces de áudio da Native Instruments Traktor Audio 6 ou Traktor Audio 10 com o mais recente firmware (juntamente com o cabo usb fornecido). Segue em baixo um diagrama do esquema de ligação nesta opção.

Traktor Dj

CONFIGURANDO O TRAKTOR DJ - OPÇÃO 1
No aplicativo selecione o ícone de áudio e ative a função "Split Cue". Uma das saídas será o seu master e a outra a sua pré escuta. Conecte o cabo com saída RCA a um canal do mixer. A fêmea P2 será a sua entrada para pré escuta e será onde deve ligar os seus headphones. O Canal Master poderá agora usufruir de todas as funcionalidades do seu mixer como equalizador, efeitos, etc. Preferencialmente devemos usar mixer com interface de áudio integrado para melhor performance.

CONFIGURANDO O TRAKTOR DJ - OPÇÃO 2
Nas preferências acesse o menu "Audio Setup"  e selecione "External Mixer Mode" e atribua um dos decks um output diferente, por defeito devemos usar para o Master Output os canais 3/4 e para o Monitor Output os Canais 1/2 . No caso de usar um dos interfaces de áudio da Native Instruments poderá consultar a configuração aqui. Agora basta conectar as saídas do interface de áudio diretamente a um dos canais do mixer e fazer a pré-escuta diretamente na saída para headphone do Audio 6 ou Audio 10.

CONCLUSÃO
É possível sim usar o Traktor DJ como o seu companheiro na cabine. Para tirar proveito do aplicativo de forma mais profissional, aconselhamos a optar pela opção 2 que é sem dúvida a recomendada. Existem ainda outras possibilidades de configuração mas que de alguma forma tornam-se menos práticas. As duas opções referidas além de serem as mais intuitivas, serão concerteza as mais usadas. Convém acrescentar que a tela do seu iPad ou iPhone continuará a ser o seu "controlador midi" para o app e que apenas a saída master irá sofrer algum tipo de modificação com as funções do próprio mixer.

Fica aqui o vídeo de apresentação do aplicativo onde mostra Ritchie Hawtin usando a opção 2 deste tutorial.


E você como usa o seu Traktor DJ?
Deixe a sua opinião acerca deste artigo.






SUBSCREVA O NOSSO FEED POR E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES:






CULTURA DE DJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...