CULTURA DE DJ - O Blog Magazine de Digital Djing

Notícias, Lançamentos, Reviews, Tutoriais, Entrevistas e Opiniões. Tudo sobre Controladores Midi, Software e Acessórios para Djs.

TUTORIAL: O que Levar na Mala de Dj

Posted by pop On 2:39 PM

TUTORIAL: O QUE LEVAR NA MALA DE DJ

O QUE LEVAR NA MALA DE DJ
Apesar de cada Dj ter um setup diferente, é importante que ele esteja sempre preparado para os imprevistos. Muitas situações parecem difíceis de acontecer mas acredite, elas acontecem quando você menos espera! A mala do Dj é sem dúvida uma das coisas mais importantes a considerar quando queremos atingir o tão desejado profissionalismo, ao mesmo tempo em que demonstramos que estamos preparados para todo o tipo de situações. A seguir iremos abordar de uma forma generalista o que o Dj deve ser ter na mala em cada apresentação. Vale a pena destacar que este tutorial é direcionado ao Digital Dj com controlador com áudio integrado (all-in-one) e por isso adequado às suas necessidades.

DJ FIGHT CASE

FLIGHT CASES
Muitos profissionais continuam preferindo "Flight Cases". Elas são ideais para viagens mais longas ou como o próprio nome indica voos de avião. As Flight Cases, são criadas de forma mais robusta e resistente para proteger os equipamentos. A sua construção por norma é feita em madeira naval com encaixes e cantos em alumínio ou aço inox. As mais profissionais contam até com carbono na sua construção apesar de terem um preço extremamente elevado. O interior da Flight Case pode apresentar diferentes configurações. Existem as que possuem apenas função de transporte que por norma contam com esponja de média ou alta densidade para dar maior estabilidade e amortecimento ao equipamento. Existem outras que são multifuncionais e que além de servirem de transporte, servem também como base para controlador e oferecem plataforma integrada para o notebook. Essa última opção, é normalmente forrada em material de revestimento que pode oscilar entre eva, silicone, espuma ou tecido tipo carpete de carro de alta densidade. Para os Digital Djs, a última opção é sem dúvida a mais indicada, porém, não aconselhamos o transporte do notebook na case.

BOLSA DE DJ

BOLSAS
As bolsas que nos fazem lembrar mochilas escolares são a opção mais popular pelo quesito preço. Elas são fabricadas na sua maioria em material sintético (poliéster ou poliuretano), possuem vários compartimentos de organização e contam ainda com espuma de média densidade para amortecimento. Algumas mais caras possuem além da espuma uma camada de plástico semi rígido para que seja possível manter o formato intacto enquanto não provoca pressão em regiões dos equipamentos mais frágeis (Botões e Faders). Este tipo de Bolsa de transporte existe nos mais variados tamanhos e é sem dúvida a que tem melhor aceitação no mercado pois na teoria qualquer bolsa multifuncional (Existem centenas disponíveis no mercado) serve também para o Dj.

CHECKLIST
Antes de sairmos do estúdio, é importante termos uma checklist para podermos conferir o que está faltando e nunca deixarmos nada que nos possa fazer falta durante o trabalho. Para isso o mais simples é fazer essa lista em um bloco de notas, planilha ou documento de texto, imprimir em papel resistente e colar dentro da case ou da bolsa. Dessa forma, sempre que estivermos preparando o material a lista estará sempre disponível para leitura. Agora vem a parte importante, mas o que colocar no checklist e por consequência na "mala" do Dj? Vamos por partes. Iremos enunciar a seguir todos os pontos importantes que devem ser seguidos.

COMPUTADOR DE DJ

1° NOTEBOOK
Uma das peças mais importantes do Setup digital é o Notebook. Ele deve sempre ser transportado em bolsa independente do resto do material. Se usa um Hd externo para acessar a sua biblioteca musical, certifique-se que o disco está devidamente protegido e que caso ele precise de fonte de alimentação externa que possui uma de reserva. Em relação ao notebook, é importante sair do estúdio com a bateria devidamente carregada e todas as configurações técnicas do software já realizadas. Uma das coisas importantes é ter sempre de reserva um transformador e cabo de força. Caso exista algum problema com o transformador original, poderá tranquilamente substituir por outro enquanto a bateria completamente carregada se encarrega de dar energia durante a troca. Uma das coisas que deverá acrescentar é um pano de limpeza macio para a tela e álcool ou líquido de limpeza específico para notebooks. Outra coisa importante destacar é que qualquer configuração de otimização do seu notebook deverá ser feita antes do evento (acompanhe aqui a nossa matéria sobre como otimizar o Pc para Djing).

DJ CONTROLLER

2° CONTROLADOR(ES)
Dependendo do seu setup, o seu controlador ou os seus controladores deverão estar bem acomodados. Se tem alguma bolsa específica criada para o(s) seu(s) controlador(es) deve sempre usar pois ela terá os devidos ajustes que permitem obter maior resistência ao impacto. Se o seu controlador tem fonte de alimentação externa, o mesmo conselho se aplica, leve sempre uma fonte de reserva caso exista algum problema. Os cabos USB que geralmente acompanham o controlador quando você compra são de baixa qualidade. O meu conselho é para usarem esse cabo como reserva e comprar um cabo USB profissional. Assim caso exista algum problema com o cabo profissional, contam sempre o o cabo de origem como opção. O mesmo pano de limpeza macio e álcool ou líquido de limpeza de notebook serve para o seu controlador. É importante estar sempre preparado com material de limpeza pois mais frequentemente do que imagina, bebidas são derramadas, cai cinza de cigarro, etc.

DJ HEADPHONES

3° HEADPHONES
Se os seus headphones são recentes, eles devem ter a opção de "encolher". Essa opção permite que você os transporte com maior segurança. Se eles vieram com bolsa de transporte incluída, ela deverá ser sempre usada independentemente de onde os vai transportar (Case ou Bolsa). Caso os seus headphones possuam cabos destacáveis, tenha sempre um cabo de reserva também. Outra das coisas que é recomendável é a de ter sempre um 2° par de headphones disponível. Os Headphones quebram quando você menos espera. O segundo par pode e deve ser um modelo básico e barato apenas para ser usado como emergência. Lembre-se que caso o seus headphones tenham cabo liso (flat e não cabo espiral), deverá enrolar o cabo de forma independente e com o menor número de voltas possível para evitar que quebre. Nunca enrole o cabo à volta dos drivers dos headphones. Não esqueça também do adaptador da banana P2/P10 dourado (Acompanhe aqui a nossa matéria sobre como otimizar o volume dos headphones).

4° ACESSÓRIOS
Existem vários acessórios importantes de incluirmos na mala de dj. O primeiro é o estabilizador ou no-break (pode acompanhar a matéria sobre esse assunto aqui). Eles garantem a estabilidade da energia elétrica que alimentam seus equipamentos e evitam que existam picos no som derivado de oscilações energéticas. Ainda no campo da energia é importante ter sempre adaptadores que lhe permitam ligar seus equipamentos a qualquer padrão de tomada. Outro acessório importante é uma pequena caixa de ferramentas que inclua chaves de fendas e phillips, pequena lanterna (tipo caneta), fita adesiva, fita de velcro e tudo o que considerar relevante. Outro acessório muito usado é destinado ao notebook, o uso de mouse bluetooth é cada vez mais indicado para que não fique preso ao teclado do seu notebook e o possa colocar em qualquer parte da cabine. O que nunca pode faltar são os cabos que ligam o seu controlador ao mixer principal ou ao sistema PA. Conforme o tipo de saída do seu controlador tenha sempre cabos de qualidade RCA para RCA, RCA para P10 e RCA para XLR. Caso o seu controlador possua saídas XLR deverá ter os cabos XLR para XLR, XLR para RCA e XLP para P10. Dessa forma estará sempre preparado para qualquer tipo de setup no evento.

MALA DE DJ

RESUMO
  1. Case ou Bolsa
  2. Notebook + 2 Transformadores e 2 Cabos de Força + mouse bluetooth
  3. HD Externo + 2 Transformadores (no caso de usar alimentação externa)
  4. Controlador(es) + 2 Cabos USB para cada + 2 Transformadores para cada (no caso de precisar de alimentação externa)
  5. Pano Macio + Líquido de limpeza (Álcool ou líquido de limpeza de notebook)
  6. Headphones Principais + 2 Cabos de Áudio + Adaptadores + Headphones de reserva
  7. Estabilizador / No-Break
  8. Adaptadores de Tomada de Energia Elétrica
  9. Caixa de Ferramentas
  10. Cabos Áudio (RCA, PC e XLR)
CONCLUSÃO
Por vezes quando pensamos no Digital Djing pensamos que é tudo bem simples e que basta um controlador, um notebook e um par de headphones e estamos prontos. Como este tutorial deixa bem claro, as coisas não são tão simples e o investimento não é baixo. Por isso opte sempre por usar material de qualidade que lhe garante maior durabilidade e confiança. Se você for um Dj preparado para qualquer situação e que venha eventualmente a poder ajudar um companheiro de profissão através do conteúdo da sua mala, com certeza além de segurança terá todo o respeito entre os profissionais, os agentes e promotores. Neste caso, é importante finalizar dizendo que todos os componentes do tutorial devem ser acomodados no meio de transporte escolhido (Case ou Bolsa) da forma mais compacta possível e com o mínimo de espaço livre entre os componentes para garantir dessa forma maior estabilidade no transporte.

E você? O que leva na sua mala de Dj?
Deixe a sua opinião acerca deste artigo.






SUBSCREVA O NOSSO FEED POR E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES:






CULTURA DE DJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...