CULTURA DE DJ - O Blog Magazine de Digital Djing

Notícias, Lançamentos, Reviews, Tutoriais, Entrevistas e Opiniões. Tudo sobre Controladores Midi, Software e Acessórios para Djs.

Volume dos Headphones

COMO OTIMIZAR VOLUME DOS HEADPHONES
Muitos "bedroom Dj's" têm enviado e-mail's para o Cultura de Dj pedindo ajuda na otimização do volume dos Headphones nos seus controladores "all-in-one". Existem aqui pontos que devem ser relevados. Por um lado, e tendo em conta que muitos Dj's possuem um orçamento limitado quando compram o seu primeiro controlador Midi "all-in-one" (Controlador com interface de áudio integrado), os controladores de entrada dos mais variados fabricantes funcionam tranquilamente em ambiente de "home studio", mas, quando  usados em ambiente de clube a situação muda radicalmente pela potência dos PA's do local que faz com que o volume dos canais dedicados a pré-escuta (headphones) dos controladores seja extremamente baixo e que nesses ambientes seja super complicado conseguir ouvir na perfeição o sinal de pré-escuta. A maioria dos controladores que se enquadram neste campo são os controladores alimentados exclusivamente por USB. Então quais as soluções possíveis para contornar este problema?

Volume dos Headphones

1º USAR CONTROLADORES COM ALIMENTAÇÃO DC
Hoje em dia é extremamente importante entender que controladores que possuem apenas alimentação por USB não conseguem ter uma potência de saída máxima como poderiam com uma fonte de alimentação externa (DC). Quando estiver escolhendo o seu controlador, prefira sempre controladores com alimentação direta à rede elétrica pois é essa potência extra que lhe permite aumentar significativamente o nível de áudio das saídas da interface de áudio do seu controlador.

Volume dos Headphones

2º USAR HEADPHONES DE GAMA MÉDIA OU ALTA
A escolha dos Headphones é muitas vezes o principal problema no quesito qualidade de som dos controladores. Por vezes a velha máxima "o barato sai caro" é aplicável neste caso. Teste seu controlador com diferentes Headphones até encontrar um par que se possa adequar às suas necessidades. Por experiência própria, ao migrar para um par de Headphones da linha Pro, o nível de saída de pré escuta  do controlador aumentou significativamente o que nos indica que muitas vezes a escolha de equipamentos é também fator essencial para a qualidade do som. Procure também modelos com boa isolação de som nos auscultadores com drivers que cubram toda a orelha ou então com boa pressão na orelha, dessa forma poderá de forma rápida isolar com maior sucesso o som ambiente de um clube.

Volume dos Headphones

3º USAR INTERFACE DE ÁUDIO EXTERNA
Por vezes esta é uma das soluções mais rápidas e simples. Se você não tem orçamento para comprar o controlador dos seus sonhos, use em estúdio a interface integrada do seu controlador e em clubes use uma interface externa. Existem várias no mercado e com preços bastante competitivos. Atendendo à relação custo benefício aconselho a TRAKTOR AUDIO 2, portátil, simples de configurar e com um som cristalino e com toda a potência que precisamos.

Volume dos Headphones

4º USAR A CONFIGURAÇÃO DO SEU SOFTWARE
Alguns softwares permitem aumentar diretamente nas suas preferência o nível de saída dos vários canais. O Traktor Pro a partir da versão 2.5 por exemplo, na secção "Mixer" possui uma opção que nos permite aumentar ou diminuir os decibéis de saída dos canais áudio. Esta opção é chamada de compensação da sala ou seja, conforme a acústica podemos aumentar ou diminuir o nível de saída. Existem ainda outros softwares que diretamente nas preferências do controlador nos permite aumentar também os níveis. Cuidado pois em muitos controladores de baixo custo aumentar os níveis todos para o máximo pode provocar distorção no som.

Volume dos Headphones

5º USAR AUDIO DE MIXER EXTERNO
Outra opção, especialmente para os que usam sistemas DVS é usar o software em modo de Mixer externo e assim usar a interface do Mixer em alternativa à interface do Controlador. Dependendo do modelo do Mixer, podemos aqui ter níveis bastante superiores aos dos controladores Midi "all-in-one". Esta é uma solução prática para quem toca em clubes frequentemente pois por norma já existe um mixer na cabine. Sendo assim, esta é a mais económica pois não obriga a investimento. Se você não faz apenas o circuito de clubes e trabalha muito como "mobile dj" deve no entanto usar sempre uma das alternativas já referidas.

CONCLUSÃO
Várias são as soluções que nos permitem contornar o problema do sinal fraco nos Headphones. Qualquer uma das soluções aqui apresentadas deve ser préviamente testada pelo DJ até que seja encontrada a que melhor se adequa ao seu orçamento e ás suas necessidades.

E você, como otimiza o sinal dos seus headphones em ambiente de clube?
Deixe a sua opinião acerca deste artigo.






SUBSCREVA O NOSSO FEED POR E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES:






CULTURA DE DJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...