CULTURA DE DJ - O Blog Magazine de Digital Djing

Notícias, Lançamentos, Reviews, Tutoriais, Entrevistas e Opiniões. Tudo sobre Controladores Midi, Software e Acessórios para Djs.

Touch OSC App

TOUCH OSC - A SOLUÇÃO QUE FALTAVA?
Muito se tem falado nos últimos meses em relação aos aplicativos para iPad e Android (Tab) que permitem o controlo de software de djing. Mas será que eles são a solução que faltava nos setup's dos DJ's?

Em primeiro lugar devemos perceber que nenhum controlador midi all-in-one é perfeito. Ele apresenta controlo sobre funções que irão agradar às massas. No entanto, o Djing é cada vez mais um processo pessoal quase íntimo. A interacção com o software é diferente de profissional para profissional, e a verdade é que vemos muito recorrendo a controladores com pad's ou fader's de produção para conseguir tirar máximo rendimento nos seus set's. Mas será o ideal?

Claro que não...cada um de nós pretende algo diferente, algo único...algo só nosso e por esse motivo aplicativos como o TouchOSC têm vindo a ganhar popularidade entre os que buscam o setup ideal. Tal como muitos, sou fiel ao meu controlador mas ele é limitado para o meu tipo de técnica. Sempre procurei algo diferente mas que acabava resultando na compra de 3 controladores "extra" que não só representavam um investimento enorme, como não iriam satisfazer a médio prazo os meus desejos de evolução técnica.

Por isso resolvi pesquisar um pouco sobre este aplicativo que me pareceu coerente e ideal para as minhas necessidades.

O APLICATIVO
O TouchOSC está disponível para as plataformas iOS e Android. A primeira reacção foi de espanto... ele é totalmente personálizável, peça a peça montamos nosso layout de forma rápida e quase "divertida".
Até encontrarmos o nosso layout ideal posso garantir que iremos passar algumas horas montando o "puzzle", mas no final teremos sensação de missão cumprida e o facto do aplicativo nos abrir um mundo de possibilidades deixa-nos a vontade de querer evoluir ainda mais.

PERSONALIZAÇÃO
O aplicativo permite usarmos botões, controlos rotativos, faders, led's, cores, etiquetas, pad xy, botões "toogle", etc. A verdade é que o aplicativo TouchOSC Editor para Mac e Pc nos permite formatar tudo de forma simples. Depois basta importar a nossa criação para o nosso tablet e começar a programar as mensagens midi. 

Depois de ser reconhecido pelos nossos notebooks como interface midi, basta fazer como com um controlador midi comum, ir mapeando uma a uma as funções que desejamos que sejam activadas pelo nosso layout e receptivos componentes. Esta é a parte mais "chata" do processo e que pode ser sim necessário recorrer à Traktor Bible, Fóruns, etc. No entanto em quase todos os software's populares a opção "midi learn" permite simplificar o processo.


Touch OSC App

DESEMPENHO
Francamente devo dizer que estou surpreendido com o desempenho deste aplicativo. Além de totalmente personalizável, a latência é baixa e é simples começar a usar se tivermos criado um layout personalizado. A sensação é confortável e ficamos e fácil de integrar em qualquer setup existente. O melhor de tudo isto é que o investimento (se já possuirmos um tablet) é muito baixo: 4.99 US$ para iPad e Gratuito para Android!

CONCLUSÃO
Acho que vale a pena considerar esta solução em para quem busca algo mais que o mercado de hardware ainda não conseguiu oferecer. No Traktor Pro 2 por exemplo, pode ser uma excelente solução para quem tem controlador de 2 decks e precisa por exemplo do controlo dos novos decks de samples, funções kill do equalizador com botão push, maior controlo de efeitos, etc.

Recomendo a todos!

E você, já testou o TOUCH OSC?
Deixe a sua opinião acerca deste artigo.






SUBSCREVA O NOSSO FEED POR E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES:






CULTURA DE DJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...