CULTURA DE DJ - O Blog Magazine de Digital Djing

Notícias, Lançamentos, Reviews, Tutoriais, Entrevistas e Opiniões. Tudo sobre Controladores Midi, Software e Acessórios para Djs.

OPINIÃO: Ser DJ de Warm-Up

Posted by pop On 2:06 PM

Ser Dj de Warm Up

SER DJ DE WARM-UP
Muitos dos nossos leitores têm partilhado com o Cultura algumas frustrações da profissão e uma delas é muitos serem responsáveis pelo warm-up de eventos, sejam eles de pequeno ou médio porte ou ainda eventos com atrações internacionais. Antes de mais é importante deixar claro que o Dj responsável pelo warm-up (ou abertura) e o seu set podem significar o sucesso ou fracasso do evento. Tal como o nome indica, o warm-up é o aquecimento do público que começa a chegar ao evento para ver principalmente o cabeça de cartaz. Se o set do Dj responsável por essa tarefa não for coerente e de acordo com o evento, a atração principal pode encontrar um público "frio" e que ainda não fez a transição do ambiente de rua para o ambiente da festa.

O CENÁRIO
Quando o DJ começa o warm-up, normalmente encontra uma pista ainda vazia e os seus principais ouvintes são o staff do evento. Sendo assim é importante que as pessoas que trabalham no evento gostem de você e das suas escolhas musicais. Tocar para pouco público pode ser realmente algo frustrante, mas ao mesmo tempo, o facto de encontrarmos menos pessoas na nossa frente, permite que possamos avaliar cada uma delas com maior precisão enquanto vemos a pista se encher. Se percebermos que o público (que nesta altura alterna entre o bar e as zonas de repouso) tem comportamentos como bater o pé ao som da batida, abanar levemente a cabeça ao som da música, temos a certeza que estamos a fazer um bom trabalho. Nesta fase dos eventos, não é pedido ao DJ que coloque toda a gente a dançar de imediato, até porque, o seu set irá muitas vezes ser prolongado até que o evento já se encontre com muito público. O importante é começar por batidas e sons mais suaves e ir progressivamente crescendo até passarmos os decks para a atração da noite.

Ser Dj de Warm Up

O SET
Um bom set de warm-up é excelente no sentido em que nos permite explorar novos temas e estudar a reação do público. O set em geral deve obedecer a algumas regras. É importante que se o evento é imaginemos de Techno não toquemos estilos de sunset como Chill, Disco e Deep House. Neste cenário podemos começar com um Tech House mais leve e ir evoluindo por exemplo até ao Minimal House. Dessa forma, a transição será perfeita. Devemos então, acima de tudo, estar enquadrados no espírito do evento. Uma das situações que mais desagrada os promotores e donos de clubes é o Dj de warm-up tocar temas ou remixes do cabeça de cartaz. Além de estar a eliminar o fator surpresa do set do Dj principal, estamos recorrendo a algo óbvio e que normalmente trás resultados menos positivos. Sendo assim é importante que o set seja bem programado e com várias alternativas e variações. O objetivo do set é inicialmente acolher o público enquanto de forma sutil convidamos todos a ocuparem a pista para ver a atração da noite.

COMPORTAMENTO
Como todos sabem, o público que chega primeiro nos eventos, por norma é aquele que conhece o staff e gosta de conhecer os Dj´s de perto. Nesse sentido é importante sermos simpáticos com todos e sempre que alguém nos aborda devemos cumprimentar as pessoas de forma cordial. Nesta fase o Dj acaba sendo também um relações públicas pois sua música é uma das ferramentas de acolhimento do público que vai chegando. Muitas vezes, já no final do nosso set, enquanto o próximo Dj prepara seus equipamentos, a pista já está cheia e já dançando ao som do nosso set, é importante que de forma discreta, nos mostremos disponíveis para ajudar o outro Dj enquanto muitas vezes podemos recorrer ao uso do Microfone para anunciar o Dj que está prestes a entrar. Além de sentirmos o apoio do público que vibra ao ouvir o nome da atração principal, podemos terminar o nosso set de forma inesquecível. Finalizado o nosso set, e caso não existam compromissos posteriores, aconselhamos os Dj's que usam controlador e setup próprio, a deixarem o equipamento na cabine. Uma das coisas que promotores, público e atrações principais detestam é ver alguém de um lado para o outro na cabine com cabos, notebook e equipamentos. Isso prejudica imenso a performance do Dj da noite enquanto distrai o público.

Ser Dj de Warm Up

CONCLUSÃO
Ser Dj de Warm-Up não é menos válido que ser atração principal. Na nossa carreira a maioria começa precisamente nesta posição, muitos são igualmente os residentes dos clubes e que em datas de eventos especiais ocupam esta honrosa função. Ser o Dj que abre o evento não é motivo para frustração de forma alguma, lembre-se que se seus sets forem coerentes e se você tem uma boa agenda poderá rapidamente passar do warm-up para atração principal. Tudo depende do seu trabalho, da sua postura, apresentação e comportamento. Pratique muito, ouça vários estilos, busque saber mais sobre as atrações principais para melhor poder preparar o público. E para finalizar o mais importante, se você leva a sério a sua carreira e quer ser um Dj querido pelos promotores, pelo staff e pelo público, as duas características mais importantes para uma carreira sólida são a Humildade e a Ambição. Sem esses dois ingrediente é complicado vencer neste competitivo mercado.

Você faz Warm-Up´s? Partilhe a sua experiência com a comunidade!
Deixe a sua opinião acerca deste artigo.






SUBSCREVA O NOSSO FEED POR E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES:






CULTURA DE DJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...