CULTURA DE DJ - O Blog Magazine de Digital Djing

Notícias, Lançamentos, Reviews, Tutoriais, Entrevistas e Opiniões. Tudo sobre Controladores Midi, Software e Acessórios para Djs.

REVIEW: Hercules Dj Control Air+ [VÍDEO]

Posted by pop On 10:00 AM


HERCULES DJ CONTROL AIR+
Há alguns meses atrás anunciamos o lançamento do controlador Dj Control Air+ da Hercules Dj e, foram vários os leitores que nos contactaram para pedir a nossa opinião sobre esse equipamento. Muitas das mensagens que recebemos, foram de leitores que estavam iniciando no Djing ou então de Dj's que usavam vinyl ou cd e queriam um controlador básico para testarem o segmento Digital. Pois bem, depois de alguma expectativa, hoje o Cultura de Dj poderá responder às vossas perguntas pelo Review completo que apresentamos do equipamento. Conheça a seguir a avaliação do popular Dj Control Air+.


EMBALAGEM
Á semelhança de outros produtos da marca, a embalagem é em cartão estampado e com acabamento brilhante. Na parte frontal encontramos a foto do controlador assim como os principais destaques no lado direito. Na parte traseira encontramos uma breve descrição das várias funções disponíveis do equipamento em várias línguas. Encontramos ainda referência ao software que vem junto com o controlador o Djuced 40º. Nas laterais encontramos referência ao conteúdo e ás características técnicas. O controlador vem envolvido em uma bolsa plástica e acomodado com duas peças de papelão reciclado rígido para maior segurança no transporte. Acompanha ainda cabo USB, manual e cd de instalação do firmware, dos drivers e do software (Djuced 40º).

PRIMEIRAS IMPRESSÕES
Quando retiramos o controlador da embalagem, de imediato percebemos que um dos seus maiores atributos são as dimensões generosas. Todos os botões e controlos possuem bom espaço entre eles, o que garante maior conforto no uso. A sua estrutura em plástico rígido com toque que imita o aço escovado é robusta e garante boa estabilidade no uso. Algo que percebemos como sendo um destaque, são as Jog Wheels de 15 cm de diâmetro, talvez das maiores que encontramos em equipamentos deste segmento. O sensor de infravermelho "Air Control" é outro componente que se destaca na zona superior central do controlador. 


QUALIDADE DE CONSTRUÇÃO
Todos os botões e faders seguem o mesmo padrão da Dj Console RMX 2 (Pode rever o review completo do Cultura de Dj aqui), e oferecem acabamento emborrachado que garante maior aderência no uso, com excepção da capa do cross fader que é em plástico rígido. O revestimento das Jog Wheels é em material emborrachado na parte superior, característica essa que permite que os Scratcher's de serviço possam "usar e abusar" sem perder aderência. A parte lateral é plástico prateado e o design acompanha o padrão dos controladores da marca. Os pads sensitivos à velocidade, são de excelente qualidade e resposta. Todo o controlador possui iluminação azul, que permite ao usuário obter um excelente feedback visual enquanto está a mixar.


QUALIDADE DO SOM
O interface de áudio é simples mas adequado ao segmento de Iniciantes em que se posiciona este equipamento. Ele debita trabalha até 44.1kHz e provavelmente trabalha a 16 bit embora não exista qualquer referência em relação às especificações técnicas do interface de áudio no manual. Mesmo não sendo um interface profissional, ele permite cumprir o que promete no segmento de pequenos e médios eventos com qualidade razoável e que não oferece distorções. Ele possui 2 saídas master, 1 com RCA e outra com Jack 3.5 mm para uso em sistemas de som de computador sem a necessidade de adaptadores. Conta ainda com saída para pré escuta (Jack 1/4 e Jack 3.5 mm) e entrada para microfone (Jack 1/4), ambas com controlo de volume independentes.

MIXER
Na zona do mixer encontramos 2 canais físicos. Na zona inferior, fica o crossfader seguido dos faders de volume de cada canal. Acima do crossfader, encontramos duas filas de leds (vermelha no deck A e azul no deck B) que nos permite obter um feedback visual no controlador da sincronização entre os dois decks. Desta forma, esta é mais uma funcionalidade que impede que o Dj olhe frequentemente para a tela do seu computador o que é positivo. Imediatamente abaixo, encontramos 4 botões que nada mais são que atalhos para funções rápidas: Vinyl (que é ativado por defeito ao conectar o controlador), Mic (Que nos permite abrir o canal do Microfone, podendo ainda ativar a atenuação do volume master), Rec (Que nos permite ativar a função de gravação no software) e Magic (Que ativa a função de "auto-mix"). Acima dos faders de volume encontramos os botões de ativação de pré escuta no canal. Na zona central encontramos um encoder infinito com função "push" que nos permite navegar na biblioteca musical. Dois botões de carregamento de música por deck complementam a secção de navegação. Em termos de equalização, o Dj Control Air+ oferece equalização de 3 bandas com full kill. Na zona superior encontramos o "Air Control" com o seu sensor de infravermelho e 3 leds azuis que se acendem e apagam indicando o nível de proximidade da mão no sensor.


DECKS
Na zona dos decks, temos na parte inferior os botões de transporte: Shift, Sync, Cue e Play/Pause. Na parte inferior lateral, encontramos 4 pads sensitivos à velocidade que nos oferecem dois modos: Hot Cues e Sample. As Jog Wheels localizadas na parte central, possuem também um led que apaga sempre que pressionamos a parte superior. Na parte superior dos decks, encontramos o pitch fader com uma boa resolução e 4 botões divididos em 2 bancos que nos oferecem controlo para Efeitos e Loops. Encontramos ainda na zona dos decks um botão de controlo de Gain e Filter.

EM USO
O Hercules Dj Control Air+ é um controlador divertido de usar. O tamanho das Jog Wheels e o sensor de infravermelho (Air Control) tornam a mixagem dinâmica e flexível. Os pads sensitivos possuem uma excelente sensibilidade ao toque e garantem respostas precisas aos comandos. Todos os botões em geral são de excelente qualidade e isso faz a diferença enquanto o Dj Control Air+ é utilizado. Uma ausência no layout deste controlador fica por conta do botão que permite aumentar e diminuir a mistura da pré escuta (entre Cue e Mix) e o botão de controlo de volume master. Enquanto é possível controlar o volume Master via software ou firmware, gostaríamos de ver um botão dedicado abaixo do sensor de infravermelho. Em relação à pré escuta, o controlador permite escutar entre Cue e Mix por intermédio de um botão de seleção na frente do controlador. Para podermos ouvir a música que estamos preparando e o Master ao mesmo tempo ou usamos o Heaphone em um só ouvido ou então devemos ativar o monitoramento dos dois canais na zona do mixer. Mesmo assim o volume é dividido em 50/50 o que significa que não é possível regular a quantidade de som de cada canal nos Headphones. Enquanto estas duas características não são graves em um controlador deste segmento, seria positivo elas serem incluídas no Hardware de forma nativa.


RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO
O Hercules Dj Control Air+ vem com seu segmento bem definido, ele é direcionado aos usuários que estão a entrar no Djing. Ele está a chegar às lojas brasileiras a qualquer momento com preço estimado de R$1000. Comparando com outros equipamentos do mesmo preço e segmento, o controlador conta com todas as funções básicas para o Dj que está aprendendo ou então para o Dj que está a entrar no segmento do Digital Djing e acrescenta características de segmento superior como é o caso dos 8 pads e das Jog Wheels, fazendo com que se destaque face aos concorrentes facilmente. Compatível com qualquer software que aceite mapeamento midi, ele oferece muito mais do que o seu preço sugere. Temos ainda a vantagem dele embarcar com um software completo desenvolvido pela própria Hercules: o Djuced 40º, que permite ao usuário usar todas as funções esperadas em um software de Djing sem limitações e, sem a necessidade de adquirir uma licença extra. 

CONCLUSÃO
Dotado de um tamanho grande, e que permite o uso de todas as funções com conforto, o Hercules Dj Control Air+ é um controlador que o Cultura de Dj não pode deixar de recomendar. Intuitivo, com bons componentes, estrutura robusta e com excelentes jog wheels, este é um controlador que claramente se destaca. A função "Air Control" é outra das características inovadoras que a Hercules incluiu neste modelo e que certamente será vista em breve em segmentos superiores. Por tudo isto e pela simplicidade de instalação e uso, acreditamos que o Control Dj Air+ é uma escolha acertada para quem busca o seu primeiro controlador de Dj.

VÍDEO

AVALIAÇÃO FINAL
SEGMENTO: Iniciante





E você o que achou do Hercules Dj Control Air+?
Deixe a sua opinião acerca deste artigo.







SUBSCREVA O NOSSO FEED POR E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES:






CULTURA DE DJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...