CULTURA DE DJ - O Blog Magazine de Digital Djing

Notícias, Lançamentos, Reviews, Tutoriais, Entrevistas e Opiniões. Tudo sobre Controladores Midi, Software e Acessórios para Djs.


O MELHOR SOFTWARE DE DIGITAL DJING
O Cultura de Dj realizou uma pesquisa entre os seus leitores na tentativa de perceber qual a tendência dos Djs de língua Portuguesa no que respeita à escolha do melhor software de Digital Djing. Vários foram os leitores que participaram na pesquisa e agora iremos revelar os resultados, ao mesmo tempo que iremos refletir sobre quais as conclusões possíveis de retirar dos resultados.

SOFTWARE EM PESQUISA
Foram vários os softwares incluídos como opções de resposta na pesquisa. Entre as várias soluções encontrávamos: Traktor Pro 2, Traktor Scratch Pro 2, Serato Dj Intro, Serato Dj, Serato Itch, Serato Scratch Live, Virtual Dj Pro 7, Deckadance, Ableton Live, Mixvibes Cross Dj, One Dj, djay e Torq 2.


RESULTADOS
1º Lugar - Traktor Pro 2 - 42% dos Votos
2º Lugar - Virtual Dj Pro 7 - 25 % dos Votos
3º Lugar - Serato Dj - 12% dos Votos
4º Lugar - Traktor Scratch Pro 2 - 10% dos Votos
5º Lugar - Serato Scratch Live - 5% dos Votos

TENDÊNCIAS
É possível perceber por estes resultados que a predominância do software da Native Instruments Traktor Pro 2 é muito relevante nos Dj's de língua Portuguesa. O recente aumento de funcionalidades, os Remix Decks e os potentes Efeitos são alguns dos destaques que o fazem sobressair entre as restantes opções no mercado, tendo obtido a 1ª posição da nossa pesquisa. O Virtual Dj Pro 7 por sua vez, teve uma queda em 2012 e voltou a subir na preferência dos nossos leitores pela abordagem mais profissional que o software vem demonstrando, o que lhe garantiu a 2ª posição na votação. É relevante também destacar que como o Virtual Dj Pro 7 tem a integração de vídeo, ele acaba correspondendo às expectativas de Dj's e Vj's. O Serato Dj destaca-se na 3ª posição muito devido ao amadurecimento do software. Com o recente anúncio por parte da Serato da integração de sistemas DVS no software, acreditamos que existirá uma migração dos votos do Scratch Live para o Serato Dj no próximo ano. Na 4ª e 5ª posição encontramos versões de software direcionadas para DVS. Mais uma vez a predominância da Native Instruments foi notória tendo a Serato com o seu Scratch Live caído bastante na preferência dos Dj's.


REFLEXÃO
É notório que a Native Instruments abordou a comunicação dos seus produtos em 2013, apostando no destaque de artistas do Ranking Mundial que usam o seu software. Inconscientemente o Dj segue a tendência dos artistas que admira e respeita profissionalmente e acreditamos que o Traktor Pro 2 obteve uma posição destacada na votação não necessariamente por ser "o melhor" mas sim por ser cada vez mais "padrão da indústria". Sem dúvida que ver o software da Native Instruments nas cabines dos melhores clubes e eventos do mundo, o torna apetecível para os Dj's desde o nível iniciante até ao nível profissional. As possibilidades do software são quase infinitas e acabamos por raramente usar todas as funcionalidades à nossa disposição. O Virtual Dj por sua vez, mostra que a parceria da Atomix com vários fabricantes de controladores de Dj é eficaz. O Dj recebe juntamente com o seu equipamento a versão LE (Limited Edition) e quase sempre faz o upgrade para a versão Pro. Justifica-se também a posição obtida na votação pelo aumento dos mobile dj's que hoje em dia juntam frequentemente as funções de Dj e Vj nos seus eventos. Desta forma, o Virtual Dj Pro é o software que maior confiança obtém nestes "multi artistas". Por sua vez o Serato Dj vem crescendo ao longo do último semestre de 2013. Anteriormente a Serato era uma empresa conhecida apenas e só pelo seu Scratch Live. Como o número de Dj's de Hip Hop, R&B e Rap em língua Portuguesa não é expressivo, vemos os usuários que votaram no Serato Dj como novos usuários que estão buscando alternativas profissionais e descobrindo todas as potencialidades do Serato Dj com destaque para as versões 1.2.0, 1.3.0 e agora a mais recente 1.5.0 que agrega também o DVS. Isto significa principalmente que o Serato Dj está sendo usado por Dj's do segmento intermediário e profissional pois é neste perfil de controladores que vem incluído o software.


CONCLUSÃO
Talvez pela forma agressiva de comunicação da Native Instruments em 2013, que conta agora além do software principal o Traktor Pro 2, do app Traktor Dj para iOS e de uma completa linha de Hardware que oferece controladores all-in-one, controladores modulares e interfaces de áudio, seja justificável a votação bastante expressiva dos nossos leitores. Tal como já referimos anteriormente, o Traktor Pro já se tornou "padrão da indústria" um pouco por todo o mundo e sem dúvida é o software mais encontrado nas cabines dos melhores clubes e eventos. Por isso mesmo existe a associação do nível profissional ao Traktor cada vez com maior relevância global. A Atomix, tenta criar um buzz à volta do Virtual Dj Pro 8 que deverá ser lançado até ao final de 2013, prometendo uma solução programada quase de raíz com uma visão mais madura e profissional do software. Com isso o número de usuários já de vários anos do Virtual Dj tende a manter-se no futuro. Concerteza que os Dj's que estão começando agora verão o Virtual Dj Pro como um software menos complicado para começar enquanto oferece estabilidade e qualidade superior. A Serato por sua vez está apostando todas as suas fichas no novo Serato Dj enquanto solução única da empresa e que agrega agora o público alvo do seu Scratch Live. Se existirá a migração dos usuários do software para DVS da empresa para o novo Serato Dj é difícil de prever mas concerteza que o Serato Dj irá tentar deixar de ser um software dedicado a um nicho de mercado e deverá tornar-se (pelas novas funcionalidades) um software global e que poderá tornar-se também "padrão da indústria".

E você, quais as conclusões que tira desta votação?
Deixe a sua opinião acerca deste artigo.






SUBSCREVA O NOSSO FEED POR E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES:






CULTURA DE DJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...