A IMPORTÂNCIA DO FACEBOOK PARA OS DJS
Com a crescente propagação do fenômeno das redes sociais, o Facebook em especial destaque, começou a ter uma enorme relevância como ferramenta de marketing virtual dos Djs. Não podemos negar que é uma ferramenta que trabalha 24 horas por dia na promoção do nosso trabalho e, que se mostra eficaz na obtenção de popularidade e no sucesso dos eventos onde tocamos. Existem imensos aplicativos que podemos adicionar à nossa página para tornar a experiência dos nossos seguidores ainda mais rica e eficaz. Assim como existem inúmeras vantagens o Facebook trás da mesma forma alguns "perigos" que se não forem controlados, poderão produzir um "buzz" negativo e simplesmente acabar com o progresso que tantos anos demorou a construir. Vamos agora analisar em detalhe todos os pontos positivos e negativos do Facebook como ferramenta de marketing dos Djs.
A PÁGINA
A criação de uma boa página é o primeiro passo para o sucesso do uso do Facebook como ferramenta de marketing. Uma descrição completa sobre o artista, uma foto de capa impactante, e uma foto de perfil que corresponda à imagem que queremos tornar pública como profissionais. Na configuração da página podemos ainda agregar aplicativos como Soundcloud, Youtube, Feed RSS, Formulários em html e muito mais. Todas estas ferramentas podem ser úteis no que respeita ao tempo em que os usuários irão permanecer na nossa página. Podemos comparar as páginas dos Djs no Facebook como Micro-Blogs onde além de mostrar quem somos, partilhamos com os fãs o nosso dia a dia como Djs.
CONTEÚDO
O conteúdo da página da maioria dos Djs é nada mais nada menos que uma "mala direta" que podemos usar de forma direcionada para o conteúdo que pretendemos promover. Entre promoção de eventos, opiniões, partilha de música e vídeo, enquetes (sondagens), tudo é possível publicar. No mural surge a primeira "armadilha" para o DJ. Entre centenas de perfis que visitamos como pesquisa para esta matéria, mais de 60% das páginas eram um meio de promoção de eventos e flyers (folders) de festas. Na maioria das páginas nenhum outro conteúdo constava nos "posts" do mural além da divulgação publicitária de clubes e eventos. Uma pequena parcela 20% incluía também sets ou músicas do Soundcloud e fotos dos eventos em si. Uma outra pequena parte desse universo (15%), partilhava também sugestões de novas músicas aos fãs e apenas 5% tinha conteúdos mais abrangentes e completos. De todo o universo analisado, o número de fãs é maior no grupo que tem apenas 5%. Os Djs que publicavam conteúdos mais alargados e que fazem parte desses 5% tinham uma proporção de fãs que chegava a ser 10 vezes superior aos outros perfis.
ANÁLISE
O que os pontos referidos nos indica é que se o DJ está a construir uma rede de seguidores, deve oferecer a eles conteúdos semelhantes aos de um diário. De nada adianta ter um perfil apenas publicitário. Entre os 5% que cuidavam do seu perfil de forma mais consciente, vimos postagens antes dos shows, durante e depois deles, opiniões sobre a indústria musical, oferta de ingressos, passatempos, interação nos comentários com os fãs, oferta de merchandising e muito mais. É notório aqui que se conseguirmos surpreender o nosso fâ com conteúdos atualizados e frequentes, ele vai voltar à página com maior frequência e compartilha o que publicamos na sua rede de amigos. Como consequência a nossa rede de fãs pode tornar-se virtualmente "ilimitada". Por isso cuide bem de seu conteúdo e ofereça post interessantes e úteis. Os fãs estão sobrecarregados de publicidade visual todos os dias nas ruas, na tv e na internet e facilmente se desinteressam pela "poluição visual" que tudo isso gera. Lembre-se: quanto mais tempo o fã navegar na nossa página mais viralidade iremos obter em tudo o que postamos.
OS ERROS
Um dos erros mais comuns que pudemos analisar diz respeito à imagem projetada nas páginas. Na sua maioria (mais de 70%) mostravam imagens que nada correspondem à realidade do DJ. O perfil "Photoshop" neste caso é prejudicial se for usado de forma errada e exagerada. Existem Djs que usam tanto a "maquiagem" virtual que quando vemos eles atuarem "ao vivo" achamos que estamos na presença de alguém totalmente diferente do que estamos à espera. Enquanto devemos ter uma imagem cuidada, nunca devemos optar por usar essa imagem projetada para um "falso estrelismo" porque os resultados podem ser catastróficos. Em análise, os maiores nomes mundiais possuem perfis onde a maioria das fotos partilhadas são fotos enviadas diretas de telefones celulares sem qualquer tratamento. Isto mostra proximidade com os fãs, enquanto existem Djs que não compartilham nada sem umas boas horas tratando as fotos no Photoshop.
EXEMPLO DE UM ERRO
Como os nossos leitores devem calcular, recebemos dezenas de e-mails com notícias, apresentações, etc mas também recebemos alguns compartilhando histórias no mínimo surreais. Um determinado Dj, que tem cerca de 5 anos de mercado, tem uma página de perfil que pouco podemos apontar de defeito. Layout cuidado, conteúdo útil e uma relevante rede de "fãs". Esse profissional projeta um "estrelismo" total destacando vários conteúdos que para quem não conhece o seu trabalho (o nosso caso) fica surpreendido com a sua trajetória profissional. Já há algum tempo, esse profissional vem promovendo diversos eventos fora do seu país de origem que destaca como sendo "tour internacional". Para um leitor menos atento, essa capacidade de tocar internacionalmente em várias datas é algo de louvar e nos surpreende demais. Para os mais analíticos, vemos que afinal os clubes dessa "tour" nada mais são que pequenos espaços sem qualquer relevância ou destaque local.
Recentemente recebemos mais um e-mail referente a esse determinado profissional que nos dizia que em alguns eventos (quer no país de origem do profissional quer em outros países) o staff técnico dos clubes ficou surpreso ao perceber que o Dj não só não sabia conectar seus equipamentos ao PA do clube como a imagem real do profissional não correspondia à imagem "virtual" passada pelas redes sociais. Os eventos em si foram fracos e isso refletiu-se nas pistas que não se encheram para ver "o top internacional". Posteriormente, o profissional promoveu esses eventos na sua página como sendo algo fantástico e bem sucedido e, rapidamente começaram os comentários insultuosos por parte do Dj aos seus "fãs" que contestaram a qualidade desses eventos. Além de não assumir que era apenas um amador com imagem de "top dj", esse profissional veio ainda piorar a situação dizendo que contava na sua carreira com participações na abertura de shows para os maiores tops mundiais. Pois bem, como com a internet tudo é "pesquisável" rapidamente os fãs e outros profissionais indignados vieram contestar esse falso curriculum desmentindo com provas todas as falsas declarações do profissional. Resultado, em menos de 1 mês o número de fãs e de eventos do Dj foi reduzido quase a zero. Além disso as discussões e declarações agressivas e de ataque do profissional levaram a que produtores e promotores de eventos viessem também compartilhar a péssima conduta do Dj antes, durante e após os eventos o que trouxe ainda maior publicidade negativa ao Dj, que dificilmente conseguirá retomar a sua carreira de forma séria depois de tudo isto.
CONCLUSÃO
Apesar de muitos considerarem que a internet é um local onde podemos assumir personagens que não necessitam de corresponder 100% à realidade, no caso dos Djs que ganham a vida se apresentando publicamente esta teoria não funciona. O mais importante na postura do Dj em sua página do Facebook é além da humildade, a partilha da verdade. Outra coisa que é preciso ter em atenção é para não levantar discussões que terminem em insultos ou acusações aos fãs. Lembre-se sempre de uma coisa: o dj ganha a vida tocando para os fãs e se os fãs não estiverem do seu lado, sua carreira não existe! O caso acima descrito é obviamente algo extremo mas, que nos serve de referência quando pensarmos em divulgar "inverdades" ou algo menos real. As redes sociais são de fato uma ferramenta fantástica que podemos usar a nosso favor ou contra nós. Use a sua página de Dj de forma sensata e oferecendo aos seus fãs conteúdos relevantes e que lhe traga viralidade através da partilha de seus posts. Tal como o MySpace foi no passado, a página de artista no Facebook é melhor cartão de visita para um Dj que leva a sua carreira a sério. Use, explore, compartilhe, promova. O Facebook está aí para nos ajudar a criar a nossa rede de fãs no mundo real.
TODAS OS DIREITOS DAS IMAGENS SÃO RESERVADOS AOS SEUS AUTORES
Qual o impacto que a sua página de Dj no Facebook trouxe à sua carreira?
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