CULTURA DE DJ - O Blog Magazine de Digital Djing

Notícias, Lançamentos, Reviews, Tutoriais, Entrevistas e Opiniões. Tudo sobre Controladores Midi, Software e Acessórios para Djs.

REVIEW: Virtual Dj Pro 7

Posted by pop On 4:12 AM

Virtual Dj Pro 7
VIRTUAL DJ PRO 7
Como usuário do Virtual Dj Pro admito que às vezes o software tem má "publicidade". Talvez aconteça porque os fabricantes e desenvolvedores do software: ATOMIX começaram à muitos anos atrás criando programas "de brinquedo" com o mesmo nome (note-se que o software corria em qualquer máquina).

Talvez seja porque a empresa não possui "Pedigree" por não fazer parte dos desenvolvedores de software para todo o tipo de músicos como a Native Instruments. Talvez é apenas porque o nome "Virtual Dj" afasta os Dj's "reais".

Qualquer que seja a razão, é relativamente comum ver o software ser ridicularizado por Dj's da velha escola ou por Digital Jockeys mais esnobes...
Mas será o Virtual Dj Pro 7 capaz de calar esse grupo de Dj's?

Bem, a primeira coisa que devo dizer em relação ao software é que independentemente de ter chegado à sua versão 7, ele sempre foi um excelente software. É estável, fácil de usar, totalmente configurável, poderoso, e por tudo isto extremamente popular. É mais simples de usar por novatos comparado com o Traktor, funciona com quase todo o hardware disponível no mercado, tem fóruns extremamente movimentados, e tem estado constantemente à frente da corrida, já para não falar da mistura da vídeo.

Tem igualmente detecção integrada de Keys, algo que está sendo cada vez mais procurado pelos dj's nos nossos dias. Mas, onde o software começou a mostrar a sua idade avançada foi no número de decks disponíveis para mistura. Mesmo tendo 10 slots de samples nas versões anteriores, a base seriam sempre 2 decks o que de alguma forma limitava o software. Mas agora já não existe mais esse problema: o Virtual Dj 7 suporta até 99 decks em simultâneo!

Mesmo que não exista ninguém em seu perfeito juízo que vá usar os 99 decks, poder usar 4 decks é um recurso importante, especialmente pelos novos controladores midi que estão sendo lançados nesse final de ano como o novo Denon DN-MC6000 carimbado com a logomarca do Virtual Dj na própria controladora. O visual de 4 decks é intuitivo e necessário. No modo de 4 decks, cada um recebe uma cor diferente: laranja, verde, vermelho e azul. Você pode separar as waveforms em pares no topo da sua tela, e existem também várias outras opções para representação das Waveforms.

Virtual Dj Pro 7
É fornecido também com uma Skin de 6 decks representadas horizontalmente ao longo da tela e que você pode escolher qual quer controlar nos decks principais (em cima).

Por isso desde que você possua uma interface audio que tenha inputs e outputs agora pode conectar qualquer fonte de áudio direto no Virtual Dj (mesmo fontes analógicas).Isto significa que você pode não só ligar fontes externas, mas também controlá-las (efeitos, scratch, etc). Você poderá ver as waveforms na tela, usar o Pitch e a função Sync.


Outra das novidades é a integração com outras aplicações com Rewire, a partir do próprio Virtual Dj como o Ableton Live.


O Virtual Dj vem também já pré configurado como mappers para controlo de hardware da Pioneer, Numark, Denon, Vestax, Gemini, Hercules, Stanton, American Audio, Behringer e Reloop, mesmo que tudo possa ser configurado à medida de cada um.

CONCLUSÃO
Em geral, alguém que tivesse dúvidas do poder do Virtual Dj, agora ficará calado com este lançamento. Os Dj's que usam apenas analógico, continuarão contra, (provavelmente ficaram parados no ano the 2002 quando o digital estourou por todo o mundo), os esnobes por sua vez irão continuar a "inventar" motivos para não usar o Virtual Dj, mas muitos outros irão agradecer o lançamento desta nova versão.

Como usuário desta versão posso afirmar que é poderosa, super estável e infinitamente configurável. Para mim é um prazer usar o Virtual DJ Pro 7.

Deixe a sua opinião acerca deste artigo.

*DIGITAL DJ TIPS


Categories: , ,




SUBSCREVA O NOSSO FEED POR E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES:






CULTURA DE DJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...