CULTURA DE DJ - O Blog Magazine de Digital Djing

Notícias, Lançamentos, Reviews, Tutoriais, Entrevistas e Opiniões. Tudo sobre Controladores Midi, Software e Acessórios para Djs.

OPINIÃO: Estabilizador vs No-Break

Posted by pop On 2:40 PM

Estabilizador vs No-Break Opinião

ESTABILIZADOR VS NO-BREAK
Hoje um pouco por todo mundo, dizer que temos garantido o fornecimento de energia sem qualquer oscilação em termos de voltagem é quase impossível. Os DJ's que usam setup digital encontram aqui o início de algumas dores de cabeça. Á partida, quase mais de 90% de nós usa notebook com a bateria conectada. A bateria do notebook aqui tem dupla função: ela permite através do transformador que a alimenta que a voltagem possa ser "tratada" e estabilizada antes de chegar à bateria e, por outro lado, em caso de falha ela permite que o notebook permaneça ligado o que é uma grande vantagem. O problema aqui incide não propriamente no nosso principal hardware (o notebook que roda o software de Djing) e sim nos controladores, mixers digitais, processadores de efeitos, etc. 

A maioria dos equipamentos "entry level" ou seja vocacionados para quem está começando no Djing possuem alimentação exclusivamente por USB. Neste caso a bateria continua a alimentar os equipamentos em caso de oscilação forte sem que exista consequências no som (Desde que usemos sempre o plano de alto desempenho no notebook quando alimentado por bateria). O problema começa à medida em que vamos subindo o nível do equipamento até aos da linha profissional. Os novos controladores intermediários e profissionais, apesar de possuirem na sua maioria alimentação por USB, por uma questão de potência nos interfaces de áudio integrados eles possuem alimentação externa (isto permite que o sinal de saída possa ter maior potência para uso com os PA's dos clubes). Neste caso, quando existe uma oscilação forte que interfira com a bateria do notebook, teremos de imediato uma quebra na potência de saída o que pode originar oscilações no áudio que são extremamente desconfortáveis durante um set. Além disso, as fortes oscilações podem causar a queima dos equipamentos o que aumenta bastante o prejuízo.

Então qual é a solução?

Estabilizador

ESTABILIZADOR
Na teoria os Estabilizadores prometem oferecer tensão elétrica constante enquanto "absorvem" todas as oscilações. Digamos que como um mega transformador que permite ligar vários aparelhos enquanto nos fornece 127 ou 220 volts de forma contínua. Na prática isso não é o que acontece. Os estabilizadores são lentos na resposta à instabilidade da rede elétrica e os mais de 8.3 milisegundos podem significar um pico de áudio no nosso setup ou o dano em algum equipamento. Eles porém podem ser eficazes quando temos uma sobrecarga grande na rede pois o fusível que possuem será o primeiro a queimar e o fornecimento de energia é imediatamente interrompido aos equipamentos a ele ligados. Assim eliminamos o risco de queima de componentes nos aparelhos, mas na prática o que todos querem é algo que garanta uma energia mais estável e que não nos deixe passar por situações constrangedoras.

No-Break

NO-BREAK
Os No-Break´s por sua vez, prometem não só a mesma função dos estabilizadores acrescentando a capacidade de alimentar os equipamentos a ele ligados se existir falha de energia através de uma super bateria incorporada no equipamento. Na prática eles são o equipamento certo para os Dj's pois conseguem na sua maioria cumprir aquilo que prometem enquanto nos garantem 25 a 30 minutos de autonomia no caso de existir falha na rede elétrica. Isto permite-nos, no caso dos clubes que possuem gerador para os equipamentos básicos dos locais mudar o local de alimentação dos equipamentos diretamente ao gerador (caso ele não esteja já alimentando a cabine de dj) e assim não ter interrupções no set. Infelizmente nem todas as casas possuem geradores, e os no-break's dão-nos o tempo para encerrarmos a nossa máquina com segurança enquanto nos prepararmos para recomeçar quando voltar a energia. O que inviabiliza muitas vezes a sua aquisição é o alto custo do equipamento.

Filtro de Linha

CONCLUSÃO
Outro equipamento que é essencial incorporar no nosso setup é um bom Filtro de Linha com filtragem eletomagnética, ele permite adicionalmente acabar com a estática ou qualquer tipo de ruído passado através da rede elétrica. Cuidado para não comprar "gato por lebre". A maioria destes equipamentos de baixo custo não possuem a filtragem eletromagnética e de nada acrescentam no caso de impurezas da rede, podendo originar sons de estática no áudio que sai dos nossos equipamentos. Os componentes deste equipamento são já encontrados na maioria dos mixer's profissionais mas não perdemos nada em o incluir no nosso setup.

Tal como ficou claro, apenas os no-break's podem fazer alguma diferença no sentido prático da nossa função. Os estabilizadores se mostram apenas uma segurança contra a queima de componentes dos nossos equipamentos. Aqui vale a pena investir em um bom no-break de marca confiável. Aconselho a pesquisarem online os comentários de usuários dos equipamentos que pretendem comprar. Aí já terá um feedback mais verídico sobre a qualidade e eficácia dos vários modelos disponíveis no mercado. A questão elétrica é muitas vezes ignorada pela maioria dos DJ's mas, se você é como eu e gosta de pensar em todos os detalhes e quer um set marcado pelo talento e não por elementos externos resultantes de oscilações energéticas, este é um artigo que deve ler com atenção e assim evitar surpresas e prejuízos.

Qual o equipamento que você usa para proteger seus equipamentos de DJ?
Deixe a sua opinião acerca deste artigo.






SUBSCREVA O NOSSO FEED POR E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES:






CULTURA DE DJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...