CULTURA DE DJ - O Blog Magazine de Digital Djing

Notícias, Lançamentos, Reviews, Tutoriais, Entrevistas e Opiniões. Tudo sobre Controladores Midi, Software e Acessórios para Djs.

OPINIÃO: Controlador ou Controladora?

Posted by pop On 11:59 AM

CONTROLADOR VESTAX VCI-400

CONTROLADOR OU CONTROLADORA?
Além de sermos um blogue técnico, temos todo o dever de auxiliar os nossos leitores a usarem termos corretos, a saberem as definições de todas as palavras do universo do Djing além de auxiliarmos no esclarecimento sobre o próprio uso de termos incorretos em determinados casos. Uma das categorias de produtos para Digital Djing que sempre me surpreendeu a sua definição, foi a do dispositivo de hardware de controle de software. Não sabe do que estamos a falar? Estamos a falar desse eletrônico modular ou all-in-one que todos usamos para controlar o nosso Traktor, Serato, Virtual Dj e que nos permite mapear suas funções. É isso mesmo. Mas afinal o Digital Dj toca com Controlador ou Controladora?

Controlador: Aquele que controla, que exerce controle, Dispositivo de hardware ou software que controla um periférico(...). Usado para classificar termos masculinos: o equipamento, o eletrônico, o cargo, o político, etc.

Controladora: Usado da mesma forma que controlador para classificar algo de termo feminino: a empresa, a pessoa, a mulher, a atividade (controladora).

Antes de procedermos à verificação do termo correto devemos buscar a raíz do produto a descrever. Mas afinal o que é um controlador ou uma controladora de dj? É um dispositivo de hardware ou um equipamento eletrônico. Sendo um pronome indefinido masculino (pois não especifica qual dispositivo de hardware ou qual equipamento eletrônico), então para aplicação ao vocabulário de Dj devemos dizer um controlador de dj ou um controlador midi e não uma controladora de dj ou uma controladora midi.

CONCLUSÃO
Enquanto não é vontade do Cultura de Dj querer impor qualquer postura dos nossos leitores, acreditamos que estamos aqui para além de aprender para também ensinar. Hoje em dia com a globalização, com os estrangeirismos e com a flexibilidade linguística o português encontra uma grande diversidade de interpretações. No entanto, de nada nos custa informar os nossos leitores sobre o termo correto de falar a nossa língua. O que me motivou a escrever esta matéria foi precisamente pela análise que realizamos dos vossos comentários no blog e nas redes sociais. Uns escrevem controladores, outros escrevem controladoras e temos ainda outros que escrevem no mesmo comentário controladores e controladoras. Sendo assim achamos que tal como nós anteriormente existe uma dúvida sobre o termo correto. Fica então aqui o nosso contributo para vocês.

E você sabia qual o termo correto?
Deixe a sua opinião acerca deste artigo.






SUBSCREVA O NOSSO FEED POR E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES:






CULTURA DE DJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...