CULTURA DE DJ - O Blog Magazine de Digital Djing

Notícias, Lançamentos, Reviews, Tutoriais, Entrevistas e Opiniões. Tudo sobre Controladores Midi, Software e Acessórios para Djs.


COMO LIDAR COM OUTROS DJS NA CABINE
Muitas vezes, os Djs passam por situações menos agradáveis com outros profissionais. Caso disso é a convivência na cabine que nem sempre é a melhor possível. Sejam Djs concorrentes, rivais ou ainda profissionais com má postura e educação, nem sempre a transição entre dois profissionais acontece de forma tranquila. Antes de mais é preciso esclarecer que o Djing como em qualquer profissão deveria obedecer a algumas regras básicas de comportamento e etiqueta social. Tal como em outras atividades profissionais, existe uma postura correta que quando seguida facilita bastante qualquer atrito entre os profissionais. É importante também relevar que o Dj está exposto ao público, ao agente, ao dono do clube e a outros personagens relevantes enquanto está na cabine ou seja, ele está de alguma forma exposto e qualquer comportamento menos próprio não só é rapidamente notado como pode trazer consequências quase imediatas.

POSTURA
O Dj fora e dentro da cabine deve ter uma postura profissional e correta onde a educação deve ser a base de tudo. É compreensível que exista nervosismo ou sentimentos menos próprios em relação a profissional A ou B mas o que não pode acontecer é que o Dj transpareça os mesmos enquanto está no ambiente de cabine. Muitos podem dizer que contornar determinadas situações com um sorriso pode ser considerado hipocrisia ou falsidade mas, pense sempre que como Dj todos os passos que você dá são marcos da sua carreira e que por vezes um comportamento menos próprio poderá colocar em risco algo que demorou anos a conseguir alcançar. Sendo assim evite interferir no Set do Dj que irá tocar antes de você e da mesma forma evite dificultar a transição para o Dj que irá tocar após o seu set. Faça as suas configurações técnicas e disposições de equipamentos antes do evento (durante o sound check) de forma a que a transição possa ser simples e rápida. Isto evita que você esteja "roubando" tempo do Dj que está tocando antes de você enquanto essa postura educada é reconhecida de imediato como positiva e cordial.


COMUNICAÇÃO
É comum ver entre a transição de Djs na cabine pessoas conversando entre si e que muitas vezes acaba resultando em distração e como consequência é frequente ver interrupções ou momentos "mudos" entre dois sets. Evite por isso mesmo comunicar com o Dj anterior até que você já tenha sua primeira música tocando. Se você mostrar respeito pelo tempo e "espaço" do outro Dj irá ver com certeza ele oferecendo ajuda na transição depois de você já ter iniciado seu set. A mesma coisa de aplica ao Dj que vai entrar depois de você, evite comunicar durante a transição mas ofereça ajuda depois dele iniciar o set. Um erro comum é a presença constante de pessoas "estranhas" na cabine: amigos, familiares, convidados VIP, etc, sempre que possível não permita que essas pessoas interfiram com o seu trabalho, elas tentarão ao longo do evento ou noite falar com você várias vezes, seja educado sorria mas mantenha-se focado no seu trabalho.

ESTRELISMO
Se você for residente de um bom clube será comum compartilhar a cabine com Djs que você aprecia e segue. Existem mesmo as situações em que "ídolos" seus partilharam o mesmo espaço que você usa a cada semana. É necessário aqui que o Dj mantenha uma postura profissional e humilde. Não devemos mostrar arrogância, ao mesmo tempo em que não devemos virar "fã estérico" elogiando sem cessar o Dj "cabeça de cartaz". Lembre-se que popularidade à parte, vocês (Você e o Dj que você admira) são profissionais com os mesmos atributos e bases. Sendo assim mantenha a sua integridade técnica e/ou profissional, seja simpático mas lembrando sempre que você é um DJ tal como ele e que deve acima de tudo se colocar de forma solidária "de igual para igual" e não tendo comportamentos infantis do gênero: "posso pedir um autógrafo?". Lembre-se que após partilhar a "sua cabine" com uma estrela será provável que os artistas da noite convivam no clube. Esse momento social será o momento ideal para as fotos, autógrafos, elogios, etc. Tal como a qualquer outro profissional, ofereça sempre ajuda independentemente de estar lidando com o nº1 mundial. Seja cordial, simpático e educado.


REGRAS
Curiosamente enquanto preparava esta matéria deparei-me com uma matéria da MIXMAG que descreve com pertinência o que deve e o que não deve ser feito na cabine por Djs. Ficam algumas de maior destaque da matéria:
  • Não peça ao segurança para "lhe arrumar umas bebidas";
  • Respeite a biblioteca musical do último Dj. Não atire o último CD que ele tocou no chão ou use a sua bolsa de CDs como base para o seu material;
  • Não invada a cabine mesmo que o Dj anterior o tenha feito. Seja um Dj melhor;
  • Não direcione elementos pirotécnicos da cabine ou desconecte cabos durante a sua saída da cabine para sabotar o set do próximo Dj;
  • Não goze ou provoque os Djs no Twitter. Pelo menos não durante o tempo que estarão no mesmo espaço;
  • Apresente-se a si mesmo como um ser humano o faria. Isto entre mixes claro;
  • Não toque todas as músicas novas exceto se você for o último a tocar;
  • Não convide pessoas estranhas e chatas para a cabine durante o seu set e depois de terminar as deixe na cabine o resto da noite;
  • Elogie a primeira música que o Dj que entrou depois de você selecionou. Mesmo que não seja. Serão Amigos para a Vida!
Aqui poderíamos acrescentar uma outras tantas regras que são comuns no dia a dia do Djing mas, preferimos que vocês leitores nos contem quais as situações mais estranhas que já passaram na cabine com outros Djs, e ao mesmo tempo que deixem seus conselhos de "Como Lidar com Outros Djs na Cabine". Ficamos à espera dos vossos comentários!

IMAGENS GOOGLE

Use o formulário abaixo e nos conte a sua experiência.
Deixe a sua opinião acerca deste artigo.






SUBSCREVA O NOSSO FEED POR E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES:






CULTURA DE DJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...