CULTURA DE DJ - O Blog Magazine de Digital Djing

Notícias, Lançamentos, Reviews, Tutoriais, Entrevistas e Opiniões. Tudo sobre Controladores Midi, Software e Acessórios para Djs.


O AMBIENTE CERTO PARA PRATICAR SEUS SETS DE DJ
Vários são os leitores que questionam o Cultura de Dj sobre qual o melhor ambiente para praticarem os seus sets em casa ou no home studio improvisado. Pois bem, hoje iremos deixar as nossas dicas para que encontrem um espaço e as condições ideais para praticarem os vossos sets. Existem várias situações que condicionam um "bom treino". Tal como em qualquer esporte se o Dj não tem as condições necessárias para praticar pode sentir alguma frustração enquanto ao mesmo tempo não sente uma evolução notória na sua técnica.

ESPAÇO
Talvez o mais importante de tudo é o espaço onde o Dj pratica. Ao contrário do que se possa pensar aqui o Dj precisa de um local silencioso e onde não existam sons externos que possam interferir com o som das músicas do set. Acredito que na impossibilidade de alugar um estúdio próprio para esse efeito, o ideal é procurar um espaço da nossa casa que possamos transformar para ser a nossa "sala de ensaio". No meu caso escolhi o escritório da casa, bem afastado das áreas de lazer da casa onde tem sempre gente vendo tv, ouvindo música, etc. Desse espaço tentei antes de instalar o meu setup tornar o mesmo o mais isolado possível. É importante perceber que tal como nós não gostamos de escutar o som do vizinho, é importante que o nosso som também não incomode quem vive do nosso lado. Para isso existem várias soluções possíveis: paredes de alvenaria duplas com isolamento acústico, espuma de isolamento acústico, painéis de isopor ou então as boas e velhas caixas de ovos. Esteticamente devemos adequar o espaço às nossas necessidades mas com qualquer material que absorva o som garantimos a tranquilidade de poder ter som em volume elevado dentro da lei.


AMBIENTE
Sempre que estou a praticar os meus sets tento, dentro do possível simular o ambiente dos espaços onde irei possivelmente tocar. Se costuma tocar em boates ou clubes onde a zona da cabine é bastante escura, tente recriar esse cenário de iluminação de forma a que se possa habituar com os equipamentos nessa condição ambiental. Sendo assim não precisamos de luzes de boate e sim de iluminação que seja proporcional aos espaços onde tocamos.

SETUP
Independentemente do setup que o Dj use, devemos sempre que estamos a praticar um set usar o mesmo tempo de configuração técnica que usamos em eventos. É importante conhecer e dominar os equipamentos e não correr o risco de praticar com o setup A quando na verdade iremos usar durante o trabalho o setup B. Outra condição de extrema importância é a posição corporal. Por vezes temos noção que em ambiente de estúdio devemos ter uma boa poltrona e que será dessa forma que treinamos nossos sets. Por experiência própria aconselho a treinarem de pé exatamente como fazemos nos eventos onde tocamos. Podemos aqui treinar a nossa expressão corporal de forma a estarmos mais confortáveis durante os gig's. Nessa condição, é preciso que posicione os monitores de estúdio ou as caixas de som de acordo com a posição da sua cabeça. Tal como já falamos neste artigo, os monitores de estúdio devem estar posicionado voltados para a sua cabeça, na mesma altura dos seus ouvidos em ângulo de 45º onde os dois monitores e vocês formarão um triângulo. Caso o Dj esteja apenas criando as suas playlists e esteja sentado, deverá ter atenção ao reposicionamento das caixas de som que dessa forma devem ser reajustadas segundo as condições que falamos acima. Deve ainda tentar manter a posição do seu notebook, controlador, mixer, cdj's, gira discos, etc de forma semelhante ao que faz na cabine de Dj nos eventos onde toca.


VOLUME
É essencial que o Dj quando está treinando que use volumes adequados ao espaço onde está e à capacidade dos seus monitores ou caixas de som. Evite sempre colocar os volumes muito elevados para evitar distorção. O volume adequado é aquele que você consegue perceber todas as frequências musicais sem saturação. Vários são os Djs que usam sub-woofer no seu setup de estúdio, embora na teoria eles sejam desaconselhados, na verdade existe muito Dj iniciante usando sistemas de som para PC para Djing. Embora não sejam a escolha acertada, aconselhamos a moderar no uso da caixa de graves de forma a não maquiar o som de forma exagerada.

ENERGIA ELÉTRICA
Devido à grande instabilidade no fornecimento de energia elétrica no Brasil, é aconselhável que você use de recursos que possam garantir o máximo de estabilidade na tensão elétrica. Desde filtros de linha a estabilizadores e no-breaks (Poderá conferir mais neste artigo) existem equipamentos para todos os preços e situações que de alguma forma garantem não só a integridade dos equipamentos, como ao mesmo tempo, ajudam a evitar os picos de energia que se refletem no som do ambiente e que com frequência resultam em chiados e interferências.


INTERNET E REDES SOCIAIS
Especialmente em sistemas PC o uso de internet durante um set resulta em chiados, congelamentos e má performance do computador (Confira aqui como otimizar o seu PC para Djing). Independentemente do seu sistema operativo é comum ver os Dj's em ambiente de estúdio usando as redes sociais e navegando em páginas web durante o set. Além dos problemas de performance do Software de Djing que esse comportamento pode provocar existe algo bem mais grave que deverá ser relevado: a atenção. É imperativo que se você está treinando que se foque apenas e só nos personagens da sua história: notebook, software, controlador, caixas de som, headphones e música. Apenas e só se você se concentrar a 100% no set, poderá evoluir sua técnica de forma mais rápida e dar atenção aos pequenos detalhes que separam os profissionais dos amadores. Tal como diz o ditado "os detalhes fazem toda a diferença" e só se o Dj estiver concentrado e atento a esses detalhes ele poderá superar-se e ser um profissional melhor. Sendo assim um exercício simples é desconectar a internet assim que chega no estúdio.

TELEFONES E CELULARES
Os telefones e celulares são outros dos elementos de distração do Dj. Sempre que estiver treinando desligue ou coloque em silencioso os equipamentos e os afaste da sua linha de visão. Se eles estiverem próximos a você existe sempre a tentação de dar uma olhada. Além disso os celulares são responsáveis por várias interferências em equipamentos eletrônicos. Encare o Djing como um trabalho e encare os treinos como uma reunião importante.

CONCLUSÃO
Desde o espaço, ao ambiente, passando pelo som e pelos elementos à sua volta, existem vários detalhes que devem ser relevados quando estamos praticando os nossos set's. O que muitos podem considerar secundário, por vezes tem uma influência e um papel bem mais importante no aperfeiçoamento das técnicas de mixagem dos Dj's. Se você leva o Djing a sério e gosta de fazer as coisas bem feitas, siga este nosso tutorial e sinta a diferença do "antes e do depois" nos seus set's. Para terminar, deixo mais uma dica que poderá ser bem útil. Se nós além de Dj's somos antes de mais "público" ninguém melhor do que nós mesmos como principais críticos da nossa prestação. Sempre que estiver praticando grave o seu set e guarde para escutar no dia seguinte. Fique atento às transições, à equalização e à dinâmica sonora e aponte em um papel os vários erros que irá detectar ou as técnicas novas que resultaram bem na gravação. Dessa forma, você poderá corrigir os erros e insistir nas técnicas que mais gostou e evoluir mais rapidamente.

Qual o ambiente que você usa para praticar os seus sets?
Deixe a sua opinião acerca deste artigo.






SUBSCREVA O NOSSO FEED POR E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES:






CULTURA DE DJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...