CULTURA DE DJ - O Blog Magazine de Digital Djing

Notícias, Lançamentos, Reviews, Tutoriais, Entrevistas e Opiniões. Tudo sobre Controladores Midi, Software e Acessórios para Djs.

Cultura de Dj

6 PREVISÕES PARA 2011 NO MUNDO DO DJING
É emocionante tentar prever o que nos vai trazer o novo ano no que diz respeito ao mundo do Djing. Muitos equipamentos são lançados todos os anos, e se olharmos para os últimos 2 a 3 anos, fica claro que o ritmo tende a aumentar...
Observando um pouco do que é comentado em fóruns da especialidades, boatos da indústria e uma boa dose de criatividade aqui ficam as 6 previsões para 2011 no mundo do Djing.

1ª O ANO DOS 4 DECKS
Uma coisa que ficou clara é que com a solidificação do Digital Djing o ano 2011 será dedicado aos 4 Decks. O Djing em 4 decks irá tornar-se cada vez mais comum, na verdade com o passar do tempo pode tornar-se uma norma. Os profissionais irão desenvolver sua técnica nos 4 decks, e é claro que as empresas de hardware e software acompanharão a tendência. Exemplo:

  • A Numark irá lançar o um controlador de 4 decks - Isso já circula na internet depois de um artigo no site Skratchworx.
  • O Vestax VCI-100 MKII, Traktor Kontrol S4 e o Denon DN-MC6000 todos irão ser sucesso de vendas - Esta será a base standard para usuários de 4 decks.
Cultura de Dj
  • A Reloop irá lançar um controlador all-in-one de 4 decks - Talvez o boato que ronda pela internet depois de uma imagem que "vazou" (Mission III) será confirmado na NAMM em Janeiro.
  • A M-Audio irá atualizar o TORQ - Será previsível a atualização do Xponent e do software da Torq.
  • A Behringer irá atualizar a sua linha de controladores - O BCD3000 e o BCD2000 já são modelos saturados, está na hora de lançar um controlador de 4 decks para acompanhar a tendência da indústria.
  • Mais hardware compatível com o S4 pela Native Instruments - Certamente o Kontrol S4 não continuará a ser o único hardware compatível com o novo software Traktor S4.
  • A Pioneer irá finalmente entrar na arena com um controlador all-in-one - É difícil prever o que está a Pioneer Dj a fazer no momento, sejam novos firmwares para os seus novos CDJ's que irão permitir total controlo de software de dj, seja uma gama de controladores, é certo que a Pioneer não pode continuar ignorando o Digital Djing indefinidamente. 
2ª O DJ SEM COMPUTADOR TORNA-SE MENOS POPULAR

Os softwares continuam a desenvolver-se rápido, os computadores cada vez mais versáteis, os iPads simples de trabalhar - Telas grandes, fáceis de navegar e escolher músicas, múltiplas funções e touch screen a facilitar todo o processo. Por isso o Djing fora dos usb's, olhando minúsculas leituras em visores led, usando cd's ou conectando iPod's em Mixer's que permitem "quase que por milagre" ajudar nas misturas, vão perder todo o seu terreno. O vinil continuará sendo um nicho usado pelos mais tradicionais e pelos scratcher's.
Os Mobile Dj's usando laptop's, iPad's ou dispositivos equivalentes, terão muita escolha porque será tendência os equipamentos serem cada mais baratos e mais fiáveis. Seja por DVS, controladores all in one, ou simplesmente conectando o laptor aos mixer's digitais dos clubes (Tal como o Xone: DB4), é certo que o DJ que usar software será cada vez mais popular.

3ª ABLETON IRÁ SE TORNAR MAIS ATRAENTE PARA OS DJ'S

Estando a técnica e o papel do Dj's e Produtores cada vez mais próximas, o Ableton Live irá tornar-se mais amigável para os Dj's. Exemplo:
  • Uma atualização no Ableton Live irá oferecer mais recursos para Dj's - Pelo menos skins adaptadas aos dj's, tornando o software mais simples para mistura ao vivo e possivelmente a introdução de várias funcionalidades pedidas pelos usuários já há meses.
  • O Serato ITCH irá ter uma atualização que permite trabalhar com o The Bridge - É o que os usuários do ITCH estão esperando - a capacidade de controlar o Ableton diretamente a partir do Serato ITCH.
  • Novation e M-Audio irão lançar novos controladores para Ableton - Depois do sucesso dos MPC20 e MPC40 da AKAI é certo que a Novation irá correr atrás deste mercado. A M-Audio deverá seguir o mesmo caminho.
4ª O TOUCHSCREEN VAI ESTAR CADA VEZ MAIS PRESENTE NOS DJING

Aplicativos para o iPod, iPhone, dispositivos da linha do Ipad e dispositivos Android estão chegando com força, e com cada vez mais dispositivos touchscreen sendo lançados, é natural que apareçam cada vez mais aplicações de Djing. Exemplo:
  • Mais aplicações de controlo remoto - O Virtual Dj acaba de lançar um aplicativo de controlo remoto, mas é claro que os usuários da Apple estão já acostumados a usar outros aplicativos para controlo remoto com o iTunes, no entanto os aplicativos de controlo de software de dj irão aparecer cada vez mais e estarão mais presentes na vida dos Dj's.
Cultura de Dj
  • Aplicativos mais poderosos para iPad de Djing e Produção - o "Djay for iPad" mostrou que os aplicativos de Dj para iPad têm pernas para seguir, por isso espere que apareçam no mercado aplicativos específicos para você usar o iPad como um componente do seu atual setup, deixando o iPad funcionar como um controlador extra do seu software principal.
  • Hardware que usa o iPad como seu computador principal será lançado - Caiu na internet um protótipo da Numark (visual apenas) que mostra um controlador sendo usado com um iPad como peça central do setup. Para já é apenas ficção mas é certo que poderá muito em breve tornar-se uma realidade. Muitos já "suspiram" com a possibilidade de projetos como este serem lançados pelos principais fabricantes de hardware ainda este ano de 2011.
5ª O DJ IRÁ SE TORNAR MAIS VISUAL

Com cada vez mais artistas estarão  usando os novos recursos tecnológicos e o digital que permite misturar e conjugar várias vertentes, o conceito de 2 decks e um mixer torna-se ultrapassado. As imagens e os vídeos farão agora parte dos set's dos dj's.
  • Mais equipamentos e softwares compatíveis com vídeo - Controladores Midi serão mapeados para uso de vídeo, outros fabricantes irão seguir o Denon DN-MC6000 (Hardware) e o Virtual Dj (Software) para apresentar novos controladores compatíveis com vídeo.
  • Os Top Dj's irão acrescentar elementos visuais aos seus shows controlados por eles - Não falo de grandes produções de vídeo mas sim elementos visuais controlados em tempo real pelos dj's e não vj's, ou seja o dj se torna um profissional completo. O Dj Yoda usa o vídeo, Ritchie Hawtin usa o visual de forma totalmente inovadora e é previsível cada vez mais profissionais usem o visual como parte integrante de seus set's.
6ª O DIGITAL DJING SERÁ FINALMENTE CREDÍVEL

A música viaja mais rápido do que as bandas criadoras, por isso o Dj será a personagem principal neste filme musical global.

Discórdia e rima
Este ano, parece que mais do que nunca há discordância entre os Dj's antigos e os recém chegados, os que usam o controladorismo e os scratcher's, os que usam o beatmatch manual e os que amam a função sync, os produtores e os artistas.

Tudo isto aparece após ter surgido uma nova geração de dj's que os dj's da "old scholl" consideram não ter competência nem técnica, misturado com a total falta de orientação e falta de capacidade para prever o caminho que o Djing está a tomar.

O DJ - Um profissional sempre conhecido como pessoa de mente aberta e aberto ao futurismo, divide-se em duas categorias, os inovadores e os extremamente conservadores e fechados à evolução.

Estranho é que não é fácil perceber a direção que tudo isto está a seguir, por um lado vemos a Pioneer a carregar forte com o analógico e o digital "escondido" ignorando de forma assumida a evolução e tentando arrastar os mais tradicionais para essa filosofia anti futurismo, por outro lado vemos os controladores e o software a serem assumidos por todas as restantes marcas de forma direta e um público crescente seguidor dessa linha de pensamento. O que é certo é que o tempo em que a Technics dominava o mercado já era e o Digital Djing veio para ficar!


Deixe a sua opinião acerca deste artigo.


Categories: ,




SUBSCREVA O NOSSO FEED POR E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES:






CULTURA DE DJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...