CULTURA DE DJ - O Blog Magazine de Digital Djing

Notícias, Lançamentos, Reviews, Tutoriais, Entrevistas e Opiniões. Tudo sobre Controladores Midi, Software e Acessórios para Djs.

O PADRÃO DA INDÚSTRIA

O PADRÃO DA INDÚSTRIA DOS DJS
Muitos leitores nos enviam mensagens perguntando: "Quais os equipamentos padrão da indústria"? Depois de essas perguntas terem atingido um número significativo, achei pertinente fazer esta matéria que promete esclarecer as vossas dúvidas. Mas afinal o que é o "Padrão da Indústria"? No universo dos Djs, o padrão da indústria entende-se como o patamar ou grau de qualidade exigido para determinados tipos ou classes de equipamentos, seja pela marca, modelo ou tipo de funcionalidade. Enquanto existem vários padrões no momento, o certo é desmembrar as várias realidades para melhor entendimento.

O PADRÃO DA INDÚSTRIA

O PADRÃO DOS CLUBES
Um pouco por todo o mundo, os equipamentos padrão dos clubes no ambiente da cabine são de forma geral: Mixer - Pioneer DJM 800 ou DJM 2000 / Leitores de Cd - Pioneer CDJ 1000  ou CDJ 2000 / Gira Discos - Technics SL 1200 MK2. Os Djs esperam quando chegam em um evento ou clube que os equipamentos sejam esses. Afinal são os mais vendidos para ambiente de clube e isso é padrão mundial e não local. Com o crescente número de Djs usando a plataforma digital e/ou sistemas DVS é comum encontrar também um interface de áudio que na sua maioria é o Traktor Audio 6 ou 10 da Native Instruments. Em relação a Headphones o normal é encontrarmos um par de HDJ 1000 ou 2000 da Pioneer. Este é o tipo de equipamentos que encontramos de forma generalizada em 90% dos clubes mundiais.

O PADRÃO DA INDÚSTRIA

O PADRÃO POR ESTILO MUSICAL
Em relação a estilos musicais, encontramos também padrões no que diz respeito a fabricantes. Alguns produtos tornaram-se populares em determinados segmentos pelo diferencial que oferecem para esse estilo. Seja um Dj comum ou um "scratcher" vemos algumas predominâncias que passo a destacar:
Mixer Vestax - O mais procurado em Hip Hop, R&B e Rap;
Mixer Pioneer - Usado em todos os estilos musicais;
Mixer Allen & Heath - Usado em todos os estilos da EDM com destaque para Techno;
Gira Discos Technics - Usado em todos os estilos musicais com destaque para Hip Hop e Rap;
Gira Discos Stanton - Usado especialmente no Hip Hop e Rap;
Gira Discos Vestax - Usado especialmente no Hip Hop e Rap;
Leitor de Cd Pioneer - Usado em todos os estilos musicais com destaque para EDM;
Leitor de Cd Denon - Usado em todos os estilos com destaque para o Hip Hop;
Headphone Beats by Dre - Usado principalmente em estilos mais Pop;
Headphone Aiaiai - Usado principalmente em EDM com destaque para Tech House e Techno;
Headphone Sony - Usado principalmente por Djs "Old School";
Headphone Sennheiser - Usado principalmente na EDM;
Headphone Pioneer - Usado em todos os estilos musicais;
Controlador Native Instruments - Usado especialmente na EDM;
Controlador Numark - Usado em todos os estilos com destaque para o Hip Hop com o Numark NS7;
Controlador Pioneer - Usado especialmente na EDM;
Controlador Allen & Heath - Usado especialmente no Tech House e Techno;
Controlador Denon - Usado em todos os estilos com destaque para estilos mais Pop;
Controlador Hercules - Usado em todos os estilos com destaque para estilos mais Pop;
Controlador Vestax - Usado especialmente na EDM;
Traktor Pro - Usado especialmente na EDM;
Serato Scratch Live - Usado em todos os estilos com destaque para o Hip Hop e Rap;
Virtual DJ - Usado em todos os estilos com destaque para estilos mais Pop;

O PADRÃO DA INDÚSTRIA

O PADRÃO DO DJ
Apesar de ter referido vários padrões no que diz respeito ao ambiente de clube e aos estilos musicais mais associados a cada tipo de produto e marca, a verdade é que com o Digital Djing o padrão da indústria está em vias de extinção. Enquanto no ambiente clube, será possível continuar a ver a Pioneer reinar nas cabines, o padrão do Dj quase já não existe. Hoje em dia o mais relevante no setup do Dj já não é a marca ou modelo e sim o controlador que lhe ofereça total controlo do software, que tenha tamanho que se ajuste facilmente na cabine e que ofereça uma qualidade de construção que justifique seu investimento. Cada vez mais, o Dj virou um live remixer ou seja ele no software tem a capacidade para dar asas à sua imaginação de forma intuitiva. Para que esse lado possa estar assegurado, nada melhor do que um controlador devidamente mapeado e que o Dj conheça a 100%. As horas passadas em estúdio configurando equipamentos, conhecendo as funções do software, etc, só justificam se o Dj começar a usar o seu próprio controlador nos seu eventos ou "gig's". De nada adianta o Dj estar familiarizado com o seu equipamento de estúdio e chegar na cabine e encontrar o tal "padrão da indústria" que lhe limita a criatividade. 

CONCLUSÃO
Muitos dirão que o ideal é ter em estúdio o mesmo tipo de marcas e modelos "padrão" dos clubes, no entanto fica claro que com a democratização da indústria do Djing, o padrão hoje em dia e no futuro será aquele que o DJ se sentir mais confortável e confiante para desempenhar a sua função. É claro que o Dj estar habituado a qualquer tipo de equipamento é algo positivo, mas com o número de profissionais a crescer a cada dia, é cada vez mais importante que o Dj não se sinta apenas familiarizado e sim totalmente integrado no seu setup. Por isso cada vez mais vemos o Dj se fazer acompanhar com o seu próprio equipamento. Positivo é também ver de uma vez por todas os empresários, agentes e outros Djs a respeitarem o uso de equipamento próprio. O futuro passará com certeza pela permanência de um Mixer na cabine e os Gira Discos ou Leitores de Cd aparecerem apenas em caso de necessidade, realidade essa que já é vista um pouco por toda a Europa e América do Norte.

E você, usa os equipamentos "padrão da indústria" ou o seu próprio padrão?
Deixe a sua opinião acerca deste artigo.






SUBSCREVA O NOSSO FEED POR E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES:






CULTURA DE DJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...