CULTURA DE DJ - O Blog Magazine de Digital Djing

Notícias, Lançamentos, Reviews, Tutoriais, Entrevistas e Opiniões. Tudo sobre Controladores Midi, Software e Acessórios para Djs.


OS RISCO DE SER UM DJ COMERCIAL
Esta semana recebemos uma mensagem pelo Facebook de um leitor perguntando quais os riscos de ser um DJ comercial. Ele explicava que foi convidado para ser residente de um clube e que seria obrigado por contrato apenas a tocar música comercial (Êxitos da rádio e dos Top's). Mais uma vez acreditamos que será útil mostrar a nossa visão através de uma matéria de opinião para que outros leitores com a mesma dúvida possam também ficar esclarecidos. Antes de mais é importante referir que eu como editor do Cultura de Dj sou há vários anos acima de tudo um observador. Não só estudo as tendências de mercado musical como as tendências comportamentais e dessa forma encontro bases para responder a esta questão.

DJ COMERCIAL
Um Dj comercial é na sua maioria alguém residente em um clube e que tem como função animar a pista sempre que o espaço abre ao público. Na importância de agradar ao maior número de clientes, o Dj precisa ter na sua playlists as músicas mais "quentes" e que estão sendo sucesso nos principais meios de divulgação musical (rádio, tv, eventos). Ele precisa estar em constante pesquisa e acompanhando todos os lançamentos observando a aceitação do público que ao identificar a música, irá participar na festa de forma mais ativa, cantar, dançar e acima de tudo permanecer no espaço. Os empresários esperam que um Dj comercial consiga manter a casa cheia enquanto incentiva ao consumo de produtos no espaço. Essa é uma tarefa digna mas que nem sempre vai de encontro aos gostos musicais do próprio Dj. Com isso vários são os Dj's que não tocam por prazer e sim porque têm que cumprir um contrato comercial.


OS RISCOS
Ao longo dos anos que passei observando carreiras de Dj, é comum ver em algum momento o Dj comercial querendo entrar em determinado estilo específico e nem sempre encontra as portas abertas a essa nova tendência cultural. Hoje em dia, pelo crescente número de profissionais no mercado, vemos que cada vez mais existem Dj's especialistas em estilo A ou B e dentro desse circuito conseguem alcançar um padrão de profissionalismo mais relevante do que se tivessem escolhido o estilo comercial. Dj's comerciais, são uma fatia muito relevante do universo dos Dj's com mais de 70% dentro da comunidade de profissionais. Sendo assim, existe o risco do Dj comercial encontrar uma enorme concorrência e em que os empresários não selecionam pela qualidade ou técnica e sim pela capacidade de relacionamento social. Um Dj comercial, ainda que não possua técnica apurada ou boa seleção musical, mas que consiga encher o clube ou evento, será sem dúvida o profissional escolhido. Sendo assim não existe qualquer problema em ser Dj comercial e ter garantido um salário mais estável, no entanto é nesse segmento que encontramos maior concorrência e talvez maior desgaste.

CONCLUSÃO
A posição de Dj Comercial no circuito musical é bastante ambicionada pela exposição e experiência que ela proporciona. Infelizmente estamos em uma época onde ser bom profissional e ter boa leitura do público já não basta. O Dj Comercial hoje em dia é acima de tudo um relações públicas aos olhos dos empresários e o objetivo de qualquer contrato é claro: ele deve arrastar público para o espaço independentemente do conteúdo do seu set noite após noite. Por isso mesmo é comum vermos figuras públicas ou "famosos" assumirem essa função não porque sejam bons profissionais ou tenham vasta experiência e sim porque enchem o espaço dando lucro ao empresário. Sendo assim e respondendo à pergunta colocada, os principais riscos em ser Dj comercial são a concorrência entre profissionais e a incapacidade de trazer a quantidade de público que o empresário espera. Além de ser difícil conseguir destaque entre centenas de Dj's do gênero, caso o objetivo de lotação dos espaços não seja cumprido, dificilmente o Dj consegue manter o seu contrato. Sendo assim, acredito ser mais prudente o Dj explorar um estilo bem específico e se tornar "mestre" nesse universo. Dessa forma será possível ter menos frustrações e dor de cabeça.

Quais os riscos que você acha que existem ao ser Dj Comercial?
Deixe a sua opinião acerca deste artigo.






SUBSCREVA O NOSSO FEED POR E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES:






CULTURA DE DJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...