CULTURA DE DJ - O Blog Magazine de Digital Djing

Notícias, Lançamentos, Reviews, Tutoriais, Entrevistas e Opiniões. Tudo sobre Controladores Midi, Software e Acessórios para Djs.

REVIEW: Vestax HMX-05 [VÍDEO]

Posted by pop On 10:00 AM


VESTAX HMX-05
Há algum tempo atrás anunciamos o lançamento dos Vestax HMX-05 e a curiosidade em testar estes Headphones da Vestax foi grande. Seu design e formato compacto segue as tendências do que vemos cada vez mais ser o tipo de equipamento escolhido pelos Djs para uso profissional. Mais do que nunca, Mixers, Controladores e Headphones seguem a inspiração dos anos 70 e 80 para de alguma forma refrescar a estética e linguagem dos produtos para Dj, dando assim uma lembrança visual do analógico. Os HMX-05 não fogem à regra e possuem traços do passado com som e tecnologia do futuro. Hoje vamos avaliar estes Headphone e perceber se a Vestax com esta nova abordagem entrega um equipamento com o mesmo nível de qualidade dos restantes produtos da marca. Acompanhe agora o Review completo dos Vestax HMX-05.

EMBALAGEM
A embalagem dos HMX-05 é simples em plástico rígido transparente que mostra os Headphones além do nome do modelo e a logomarca da Vestax. A parte traseira, é em cartão vermelho e onde figuram as características técnicas do produto, assim como os principais destaques. No interior, encontramos duas estruturas em plástico rígido encaixadas uma na outra. A maior, conta com o equipamento encaixado e o adaptador de 3.5mm para 1/4 de Jack dourado. A menor, trás o cabo tipo Flat de 1.2 metros armazenado assim como o manual e garantia.


PRIMEIRAS IMPRESSÕES
Quando pegamos os Headphones percebemos de imediato que se trata de um produto compacto e minimalista. Seu design, lembra os Headphones das décadas de 70 e 80 e, fica claro, que essa característica é algo propositado e que os destaca face aos restantes produtos do mercado. Um dos componentes que também se destacou foi o cabo tipo "flat" que nos pareceu bastante mais prático que um cabo convencional. As cores do produto em preto e vermelho acompanham os restantes produtos da marca. Em posição de descanso, eles assentaram confortavelmente no pescoço enquanto na posição de trabalho (na cabeça) eles mostraram boa anatomia e flexibilidade.

QUALIDADE DE CONSTRUÇÃO
Apesar da sua estrutura ser em plástico, ele possui um toque quase emborrachado e elástico o suficiente para garantir durabilidade mesmo em uso mais pesado. Os extensores da banda da cabeça são em metal resistente e bem acabado. Os drivers, ficam na zona interior da armação dos Headphones com revestimento a pele e espuma de memória. O tipo de auscultador é "on ear" o que significa que eles ficam em cima da orelha e não por fora como os Headphones mais típicos para Dj. A capa que protege o driver é igualmente em plástico mas conta com alguma articulação garantindo assim melhor adaptação às orelhas do usuário. Em alternativa à espuma e pele no revestimento na zona que assenta no cimo da cabeça, eles contam com um gênero de zona oca que juntamente com a flexibilidade do plástico emborrachado permite que eles sejam confortáveis. Todos os encaixes são bem acabados e mostram que durabilidade não será um problema neste equipamento.


QUALIDADE DE SOM
Sem dúvida que os HMX-05 são os Headphones com um dos melhores sons que já ouvimos em produtos do gênero. Quem espera que um par de Headphones debite graves demasiado pronunciados não verá nos HMX-05 um produto à altura. Estes Headphones são mais fiéis ao som esperado de monitores de referência. Todas as frequências possuem uma excelente nitidez sem que o som seja tímido. A qualidade sonora dos Headphones garante graves robustos, médios profundos e agudos bem definidos. O conjunto sonoro, é bastante equilibrado e, sem dúvida, a ausência de "maquiagem" nas frequências de graves, permite que a experiência seja mais rica para o DJ. Atendo ao facto de que vários clubes possuem monitores de baixa potência ou de fraca qualidade sonora, os HMX-05 permitem que o Dj sinta o mesmo tipo de força que está a sair para o público através do PA. É o produto ideal para Djs e Produtores mais puristas, e que apreciem ouvir as músicas tal como elas saíram de estúdio. Eles permitem ainda alcançar volumes muito elevados sem qualquer distorção.

EM USO
Este é o tipo de produto que dá vontade usar durante todo o set pela riqueza sonora que oferece. Estes Headphones permitem que o Dj consiga monitorar todas as passagens com maior rigor e clareza pela excelente dinâmica musical que seus drivers de 40 mm oferecem. No entanto, ao fim de 20 a 30 minutos de uso contínuo, a forte pressão que a estrutura exerce sobre as orelhas tornam o seu uso desconfortável sem que existam momentos de descanso. Á semelhança de outros Headphones Profissionais, os HMX-05 possuem uma estrutura que força a compressão na cabeça e nas orelhas, para garantir um excelente isolamento acústico. Desta forma, o ligeiro desconforto sentido em uso prolongado, é o preço a pagar pelo excelente isolamento que oferecem, mesmo em ambientes de clube com PA's de elevada potência onde é necessário que o Dj consiga monitorar com maior precisão. Eles também são leves e assentam bem no pescoço sem que haja perda de movimento do Dj. É importante também relevar, que o cabo tipo "flat" é extremamente versátil e não fica preso nos botões e faders do mixer ou controlador como acontece com outro tipo de cabos mais convencional. Por tudo isto, a experiência de uso é rica e satisfatória em qualquer situação.


RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO
Os Vestax HMX-05 podem ser encontrados por US$125 (Dólares Americanos) ou 120€ (Euros) e apesar de estarem em uma faixa de preço concorrida e muito disputada, pela sua qualidade sonora e design eles facilmente se destacam. Apesar do preço indicar segmento Intermediário, não podemos de deixar de classificar este modelo como linha Profissional. Talvez a questão do preço apelativo tenha sido conseguida pela escolha de materiais, mas onde sentimos que a marca investiu mais foi na qualidade dos drivers. Apesar de serem de plástico eles não possuem aspecto "low cost" ou barato. Sem dúvida que considerando o preço eles aparentam ser sem mais caros do que na verdade são. Sendo assim eles são Headphones que não poderíamos deixar de recomendar. Este equipamento irá concerteza agradar ao mesmo tipo de Djs que gostam dos Sennheiser HD 25 e dos populares AiAiAi. Ao mesmo tempo eles acabam também atraindo o mesmo tipo de Djs que escolheram as linhas mais baratas da Beats Audio (como os Solo HD) que encontram nos HMX-05 um formato semelhante mas com foco nas necessidades sonoras dos Djs mais puristas.

CONCLUSÃO
Estética retrô, excelente portabilidade, compactos, leves, boa construção, materiais adequados, resistência, durabilidade e qualidade de som formidável são os atributos que podem classificar os HMX-05. Tendo em vista que os Headphones de Dj costumam ser de tamanho pouco prático e som com graves demasiado pronunciados, os HMX-05 acabam oferecendo um produto diferenciado e que tende a oferecer uma experiência mais rica para o Dj. Na nossa opinião pessoal este é o tipo e formato de Headphone que no futuro mais será escolhido pelos profissionais. Não só eles garantem fidelidade do que está saindo para o público como também são o companheiro ideal para momentos de pesquisa, quando escolhemos playlists ou escutamos novos temas online para compra. Sendo assim, a nossa avaliação não poderia deixar de premiar um produto bem conseguido, esteticamente bastante agradável e que durante o uso nos consegue arrancar um sorriso pela qualidade sonora. Os HMX-05 estão disponíveis em Preto (cor avaliada) e Branco para melhor adequação estética ao setup do Dj.

VÍDEO

AVALIAÇÃO FINAL
SEGMENTO: Profissional




SAIBA COMO É REALIZADA A AVALIAÇÃO FINAL DOS PRODUTOS AQUI

O que achou dos Vestax HMX-05?
Deixe a sua opinião acerca deste artigo.








SUBSCREVA O NOSSO FEED POR E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES:






CULTURA DE DJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...